projeto manofrafia

1292 palavras 6 páginas
1. TEMA: Estudo do gênero Propaganda e Publicidade no Livro Didático de Língua Portuguesa.
2. DELIMITAÇÃO A abordagem da propaganda no livro didático do 8ºano, Português a Arte da Palavra e do 9º ano, A Palavra é Sua em atividades de leitura.
3. PROBLEMATIZAÇÃO É evidente a necessidade de interação entre os alunos e os mais diversificados tipos de gêneros textuais. A mídia introduz por meios de inúmeros suportes, como rádio, televisão, jornais, revistas, cartazes, rede mundial de computadores, dentre outros, uma infinidade de textos com os quais o aluno/leitor começa a interagir. A leitura do texto multimodal propaganda, quando sai de seu veículo comum e é inserido nos livros didáticos exerce diferentes funções em relação ao seus objetivos quando são publicados na mídia. Até que ponto a leitura de uma propaganda no Livro Didático pode explorar a criticidade e autonomia dos alunos? O aluno/leitor será capaz de refletir sobre a influência do gênero propaganda e seu elo com o contexto social? As atividades propostas sobre esse gênero textual abordado nos livros, desenvolvem nos alunos estratégias de inferências, tornando-os leitores proficientes?
4. JUSTIFICATIVA O Livro Didático já sofreu e continua passando por críticas. No entanto, na maioria das vezes ele é o único veículo de leitura do aluno. Desde a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais o Livro Didático vem sofrendo alterações para alcançar os objetivos de leitura e escrita explorados pelos PCNs. Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, uma leitura só se torna objeto de aprendizagem quando faz sentido para o aluno. Por isso o Livro Didático passou a adotar dentro de seus conteúdos diferentes modalidades de textos. O aluno/leitor do LD está inserido dentro de um contexto social, com vários métodos de informação. Por isso os textos devem levar o aluno a estabelecer relações com outros textos e com outros assuntos que já conhecem. A propaganda já é muito utilizada pelos Livros

Relacionados