projeto Ludicidade

Páginas: 10 (2444 palavras) Publicado: 26 de junho de 2014
TEMA

O Lúdico como Princípio Educativo na Interação Social da Criança.


JUSTIFICATIVA

O presente projeto de Estágio Supervisionado na Educação Infantil intitulado como “O Lúdico como principio Educativo na Interação Social da Criança” por ser voltado para a ludicidade, insere-se em todos os campos do conhecimento procurando realizar os estudos de preferência alicerçando-os emobjetivos que venham oportunizar ao profissional pedagogo aprimorar um conhecimento prático e especialmente interativo relacionando a verdadeira importância do lúdico na prática educativa, desenvolvendo visão crítica acerca da mesma, capacitando-os para o desenvolvimento de propostas pedagógicas que abordem o planejamento lúdico de maneira desafiante e prazerosa e/ou significativa para que possa atenderas necessidades de cada educando.
Para tanto, é imprescindível que os professores concebam o lúdico como uma característica que transcende a infância e funciona como base para o desenvolvimento e aprendizagem humana, por isso é preciso pensar a Educação Infantil a partir da perspectiva do prazer de aprender.
Nota-se que a evolução do processo do desenvolvimento da aprendizagem em geral tem-seuma tendência natural de acontecer de forma expressiva e criativa da criança, sabendo-se que esse processo pode ser facilitado pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas, certamente contribuirão no desenvolvimento integral do ser humano. Sabe-se que a ludicidade é um assunto quetem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Com o estudo realizado nota-se que independentemente da época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança,adolescente e adulto, pois eles vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz de conta se confundem. Sabe-se que vivemos em uma sociedade de mudanças aceleradas, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois o indivíduo é considerado a unidade base dessa mudança.
Ao se relacionar ludicidade e interação social o que se pretende também écontribuir para a construção de sujeitos autônomos, capazes de viver em uma sociedade plural, uma vez que, o lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma de descarregar tensões, mas também como uma forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social.
Nesse sentido, é que faz-se urgente e necessário admitir nosentido amplo que brincar é aprender, deixando de lado a veiculação entre a brincadeira e o resultado do ensino dirigido, ou seja, tentando instrumentalizar aquilo que é espontâneo.
Entretanto, esta proposta aqui explicita em prol da importância do lúdico na aprendizagem merece ser analisada e aproveitada sob todos os aspectos: intelectual, social, artístico, técnico e recreativo, pois favorece aconstrução do conhecimento de forma mais interessante, criativa e prazerosa.


SITUAÇÃO PROBLEMA

Percebendo a necessidade de desenvolver a leitura e a escrita na educação infantil vimos a necessidade da participação das crianças nas situações onde a escrita adquire significação. Cientes de que a aprendizagem é algo indispensável a vida dos seres humanos e levando em consideração que na suaaquisição é comum os educandos disporem de algum tipo de dificuldade, é que foi pensado trabalhar um projeto que viesse proporcionar além do conhecimento, favorecer uma verdadeira viagem no imaginário de cada educando. Percebe-se que brincar é algo inerente a vida de todas as crianças.


PÚBLICO ALVO

Alunos de Educação Infantil, Pré I; professora regente, professora auxiliar, coordenadora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcc projeto ludicidade
  • Projeto leitura e ludicidade
  • Projeto sobre ludicidade
  • Esboço de um projeto de pesquisa: ludicidade
  • PROJETO JOGOS E LUDICIDADE
  • Tcc projeto sobre ludicidade
  • Ludicidade
  • Ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!