PROJETO LEVANTAMENTO DE PR TICAS AGROECOL GICAS DOS S TIOS LOCALIZADOS NO MUINIC PIO DE CARNA BA

1146 palavras 5 páginas
LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS DOS SÍTIOS LOCALIZADOS NO MUINICÍPIO DE CARNAÍBA/PE

RESUMO

A agroecologia busca integrar os saberes históricos dos agricultores com o conhecimento de diferentes ciências, permitindo tanto a compreensão, análise e crítica do atual modelo do desenvolvimento e de agricultura. A agroecologia pode ser agrupada em 3 dimensões, sendo elas a ecológica e técnico-agronômica, a socioeconômica e cultural e a sociopolítica (Sevilla Guzmán e Ottmann - 2004) Essa prática vem crescendo de modo coerente nas últimas décadas sendo refletida na demanda de cursos sobre o tema a partir do anos 90. O objetivo do trabalho será de fazer um levantamento das práticas agroecológicas aplicadas nos sítios Riacho do Peixe, sítio travessão do Caroá e no sítio Mucambinho. Nesses locais a entrevista abordará os temas de meio ambiente, cultura, social, recursos hídricos, ocupação, organizações rurais, ações políticas públicas e econômicas. A equipe de pesquisa é composto pelos alunos do curso de agroecologia (PRONATEC) que serão divididos em grupo e distribuídos pelos sítios, após o levantamento os dados coletados serão comparados e analisados.

INTRODUÇÃO

A agricultura sustentável prossegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, unidades agrícolas lucrativas, e a criação de comunidades agrícolas prósperas. Estes objetivos têm sido definidos de acordo com diversas filosofias, práticas e políticas, tanto sob o ponto de vista do agricultor como do consumidor.
A agricultura já foi apontada, em documentos oficiais da FAO, como a maior vilã da contaminação do planeta. Em que pese a ironia de uma afirmação desta natureza6 , é óbvio que as práticas agrícolas adotadas em escala mundial com o advento da mal denominada “revolução verde” tem contribuído decisivamente para o quadro de degradação ambiental que emoldura o mundo contemporâneo.
O uso de maquinário pesado, as sementes de alto rendimento, a adubação de alta

Relacionados