projeto internetês

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESCOLA MAJOR JOÃO MARQUES DE OLIVEIRA
PROJETO: INTERNETÊS E SUA INFLUÊNCIA NA LINGUAGEM FORMAL

PROFESSORA: ALEXSANDRA PAIXÃO

RESUMO

Este projeto discute a linguagem da internet - o internetês: uma linguagem baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de tornar mais ágil e rápida a comunicação. Apresenta teoricamente algumas características desta linguagem esua influência na escrita formal.

Neste estudo a língua será entendida como uma instituição viva, presente no cotidiano e em constante transformação. Podendo, dessa forma, adquirir novos elementos e por outros em desuso, como um processo natural que faz parte de sua evolução, acompanhando as transformações sociais, econômicas e culturais dos povos.

APRESENTAÇÃO:

Atualmente, estamoscercados dos mais diferentes recursos tecnológicos. Os avanços surgem com uma velocidade nunca vista, temos acesso a inúmeras informações e das mais diversas fontes em curtíssimos espaços de tempo, isso faz com que muitas vezes não possamos acompanhar esse ritmo tão acelerado.

Nesse contexto, os adolescentes estão muito mais familiarizados com essa realidade, já que nascem inseridos nessaconjuntura. A dúvida é como eles comportam-se diante dessa realidade, pois estão em fase de conflitos e decisões, e não são maduros o suficiente para terem um olhar crítico diante de determinadas situações.

Como afirma o pesquisador da Unicamp Sérgio Ferreira Amaral : “a linguagem adotada no mundo virtual requer habilidades de escrita rápida para esta geração net, o que cria uma solução intermediáriade comunicação, provocando muita preocupação aos estudiosos” .



      




PROBLEMA

Ao tentar aproximar-se da língua oral de maneira escrita, o internauta acaba usando símbolos disponíveis no teclado que não são convencionais a escrita, e dessa forma acabam escrevendo de uma forma totalmente diferente da norma padrão oficial da Língua Portuguesa Brasileira. Levando em consideraçãoque os maiores usuários do internetês são os adolescentes, que ainda estão em fase escolar e de aprendizagem da norma padrão, para alguns professores, o contato com essa forma alternativa de escrita pode ser ameaçador à Língua Portuguesa.
      Assim, a escola não legitima e não aceita as situações comunicativas que ocorrem via internet gerando uma espécie de preconceito linguístico. Professoresconservadores temem que se os adolescentes acostumarem a escrever de maneira abreviada e com usos de recursos não convencionais à escrita padrão, essa forma de escrita possa “contaminar” a escrita formal do português.
      No internetês, acontece uma quebra dos limites tradicionais da oralidade e da escrita de forma a misturá-las formando uma “fala escrita”. Dessa forma, os textos escritos viainternet articulam a modalidade escrita e oral, pois por meio do computador, os adolescentes desejam conversar, mas são obrigados a escrever e são barrados pelos limites do teclado.
      Não podemos ignorar que as praticas sociais estão cada vez mais mediadas pela tecnologia e pela internet, e nesse sentido nos perguntamos: a linguagem abreviada e simplificada utilizada pelos adolescentes nacomunicação virtual ameaça a Língua Portuguesa?

JUSTIFICATIVA:

Alguns estudiosos como Elisângela Ribas e Denise da Sena Pinho acreditam que as pessoas, ao utilizarem cada vez mais a internet para se comunicarem, aos poucos vão ficando com seu raciocínio limitado, já que o discurso utilizado nas salas de bate-papo caracteriza-se por frases curtas e abreviações, sendo que a utilização freqüentedessa linguagem pode interferir nas produções realizadas pelos adolescentes na sala de aula. Já a estudiosa Milena Campello afirma que hoje se percebe que nunca se leu e se escreveu tanto. Jovens, crianças e adultos utilizam-se dos e-mails, do MSN e de outros aplicativos para comunicar-se. Sendo assim, acabam lendo e escrevendo muito mais do que alguns anos atrás. Com isso, nos deparamos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • internetês
  • Internetês
  • Internetês
  • Internetês
  • Internetes
  • Internetês
  • O Internetês
  • internetes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!