Projeto Interdisciplinar ENP5 2014 V1

1129 palavras 5 páginas
FACCI - FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
DE ITABIRA
CREDENCIADA PELO DECRETO DE 30/12/1994 - D.O.U. 31/12/1994

Curso: Engenharia de Produção
Disciplinas: Gestão da Produção; Processos de Fabricação
Período/turma: 5º
Valor: 10

Tipo de atividade:
Interdisciplinar
Data de entrega: 27/05/2014

TRABALHO INTERDISCIPLINAR 5º PERÍODO
1. INTRODUÇÃO
As atividades interdisciplinares objetivam uma maior integração entre as disciplinas do curso de Engenharia de Produção da FACCI, por meio do desenvolvimento de trabalhos nos quais o aluno utilizará como base os conceitos adquiridos nas disciplinas de graduação que se relacionam ao longo dos semestres letivos. Almeja-se assim formar profissionais com uma visão multidisciplinar, pluralista e sistêmica sobre a Engenharia de Produção.
Uma das responsabilidades do engenheiro de produção é conceber e executar o projeto do produto e do processo produtivo. O projeto do processo, visto de maneira mais geral, deve estar alinhado à estratégia da empresa, e é idealizado desde a esfera mais macro, onde se projeta a rede de relacionamentos com fornecedores, até o projeto do posto de trabalho (SLACK, 2008). Entre um extremo e outro, há que se projetar ainda p arranjo físico e o fluxo de materiais de forma a reduzir ao máximo as possíveis perdas. Sob esse aspecto, o projeto de layout se faz não só necessário, mas imprescindível para que se tenham reduzidos os desperdícios (SHINGO, 1996).
Caso algum dos componentes do produto posse a ser fabricado internamente, o engenheiro de produção deve estar capacitado para projetar e especificar o processo de fabricação desse componente (SLACK, 2008). Dessa forma, o engenheiro de produção também deve ter conhecimento a respeito de processos de fabricação de produto, uma vez que gerenciar corretamente os modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de planejamento em conjunto com técnicas de fabricação e/ou transformação de bens que sejam ao mesmo tempo eficientes

Relacionados