Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II)

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
Nossas pesquisamos estão baseadas em mostrar que é possível com pequenas atitudes, realizar grandes mudanças. Pontuando quais vantagens de se modificar a estrutura de um pequeno empreendimento, para mudar pensamentos do proprietário e dos funcionários, crescendo em ousadia e melhorias para a empresa e região, sem alterar seus valores culturais. No caso da nossapequena empresa trabalharemos em reformas administrativas, trabalhistas e em colaboração com o meio ambiente, seguindo as orientações da PLT. Trabalharemos em nível social, econômico, ressaltando a importância do político.
Mostrar, que, o que parece uma utopia com boa vontade e determinação pode se transformar em uma idéia valorosa.
Pesquisamos em firmas em que, já utilizam deste sistema derecolhimento, que o investimento financeiro é necessário, mas que o retorno, (á longo prazo) é satisfatório. Contatar fornecedores, governos, funcionários e clientes e fechar parcerias, que é o caminho mais fácil, para o sucesso da missão.
Depois observando o macro ambiente, questionamos junto aos moradores da região, quais as melhorias que a empresa trouxe e ainda pode trazer para eles. Uma troca defavores, onde todos fiquem satisfeitos com os resultados.
Conversamos com Edinilson (Edi) diretor do DRS (Departamento de Resíduos Sólidos) do Semasa de Santo André, que informou que não existe incentivo dos governos municipais para recolhimento correto de resíduos industriais, (embora atuem com o lixo residencial), pois o maior interesse é o retorno financeiro, e dessa forma, o primeiro passo éatuar na conscientização ambiental. Baseado nisso concluímos que contratar empresas que se responsabilizam pelo recolhimento e ainda compram o material descartado, nos pareceu mais atraente como proposta de convencimento. Existem empresas (de grande porte) que doam os resíduos para cooperativas de reciclagem contribuindo assim para o social.
O órgão responsável por fiscalizar os resíduosindustriais é a Setesb (Governo Estadual). Órgão fiscalizador que multa as empresas que não descartam o lixo corretamente. Serve de incentivo mesmo que de forma não tão “consciente”. Em cidades onde o município participa mais ativamente, as formas de atuação são mais precisas e conjuntas.
Como nos mostra esse exemplo de consciência ambiental de uma cidade canadense que instalou um programa chamadoCalgary Materials Exchange da ONG Clean Calgary Association e ganhou um prêmio por sua liderança no meio ambiente (CMEX, como é mais conhecido) ajudando empresas a encontrar alternativas para o lixo. Seus clientes são empresas das áreas industriais, comerciais, institucionais, da construção e demolição, o que equivale a 64% do lixo gerado em uma cidade como Calgary, situada em Alberta (Canadá), quetem pouco mais de um milhão de habitantes. O CMEX oferece um suporte individual e que atende às necessidades das empresas, arranjando alternativas para reduzir, reutilizar e reciclar. O programa existe há mais de quatro anos e vem mostrando que este tipo de trabalho só dá certo se feito de forma conjunta. Criaram um programa não só vitorioso, mas que dá grandes resultados.
Sarah Begg (Gerente doprograma) comenta: “Nós literalmente pegamos as empresas pela mão e mostramos o caminho”.
Inspirados neste exemplo mostraremos que, com patrocínios e parcerias, embora sem o devido apoio dos governos, é possível, um pequeno projeto se transformar em um projeto de grande atuação sócio ambiental.




RESULTADOS.

Com avaliação ao projeto que implantamos, podemos constatar que deu umretorno muito satisfatório, tanto na parte financeira, trazendo um resultado positivo quanto na questão ambiental, dando de retorno bem estar, saúde, satisfação e qualidade de vida a todos os envolvidos no projeto.
O primeiro passo foi conscientizar proprietário e funcionário da importância que um projeto desse porte pode trazer ao empreendimento e as gerações futuras.
Depois fechamos parceria com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!