Projeto integrador

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Muito se fala e discute sobre a questão do preconceito contra negros no Brasil, porem somos levados a ter o falsa impressão de tal situação não existe neste pais maravilhoso e acolhedor.
Aolibertar os escravos por força da lei AUREA ( DE OURO), a Princesa Isabel na verdade estava auxiliando a política capitalista que já não tolerava a mão de obra escrava. Ao ser liberto o negro não deveriafazer parte do sistema capital, pois os planos da elite brasileira era evitar a todo custo, que o país se tornassem uma nação de negros e mestiços. A solução para isso foi a vinda de europeus para oBrasil. Neste contesto o negro deixa de ser escravo e passa a viver sobre a estigna da marginalização, pois esta praticamente proibido de fazer parte da sociedade. Trabalhos de remuneração muito baixa ebiscates são o que sobra para este povo liberto. Como esta classe não deve habitar as regiões centrais, são obrigadas a ocupar de maneira ilegal a periferia.
Se pensarmos que a libertação dosescravos é algo próximo, afinal foi feita a pouco mais de 100 anos, fica mais fácil entendermos a discrepância entre a situação social das classes brancas e negras.
No Brasil não tivemos uma política desegregação racial como ouve em outros países, porem a segregação aqui sempre foi social, havendo uma enorme diferença entre pobres e ricos. Como a maioria das políticas nacionais foram pensadas para aspequenas classes dominantes e levando em conta que a grande maioria das regiões carentes e periféricas são compostas por negros e mestiços chegamos ao X da questão! Não somos um pais racista, apenasdividimos bem as classes. Se os negros estão nas classes menos favorecidas, isso não é por racismo, mas sim por falta de oportunidade.
Este discurso esta encalacrado na cabeça de grande parte dasociedade, inclusive sobre os negros, que infelizmente nunca se reunirão em uma comunidade para lutar pelos seus direitos.
Uma grande discussão da atualidade é sobre as cotas raciais, transformadas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • projeto integrador
  • Projeto Integrador
  • PROJETO INTEGRADOR
  • Projeto integrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!