PROJETO INTEGRADOR FUNDAMENTOS DA EDUCA O A DIST NCIA

464 palavras 2 páginas
FACULDADES OPET
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SÍNTESE DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO-PAULO FREIRE

CURITIBA
2015BRUNA DAGMAR REIS

SÍNTESE DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO-PAULO FREIRE

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Fundamentos da Educação a Distância, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Prof. Orientador: Michelle Souza Julio Knaut

CURITIBA 2015

Capítulo 1-o autor Paulo Freire inicia sua obra afirmando que o problema da sociedade é a desumanização, a falta de respeitos com as classes menos favorecidas. O autor classifica os mais favorecidos como "opressores”, pois os mesmos usam seu poder para dominar os "oprimidos" que são obrigados a aceitar o que lhe e imposto na educação. Freire acredita que só com a libertação dos oprimidos será possível a construção de uma sociedade mais justa, no entanto a responsabilidade da mudança está dentro de cada um.
Capítulo 2-Paulo Freire fala sobre a educação bancária, o autor critica a educação tradicional pelo modo de ensino, onde o educador é uma autoridade e o educando é somente um objeto ouvinte, é como se o professor fosse preenchendo a cabeça vazia do aluno, se deposita conhecimento, como se deposita dinheiro em um banco. Segundo Paulo Freire o educador e o educando são capazes de crescerem juntos e que também e necessário que o homem desde pequeno aprenda a se tornar um ser autônomo, buscando sua emancipação no mundo.
Capítulo 3-neste momento Paulo Freire defende a importância do diálogo, mas também Freire relata as dificuldades de diálogos para as pessoas. O autor diz que a confiança e fundamental para que haja um diálogo sincero, verdadeiro. Freire também relata que um ser não é totalmente sábio e nem totalmente ignorante, ninguém sabe tudo. “Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nos ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre (PAULO FREIRE)”.

Relacionados