Projeto - Iniciação esportiva no Futsal

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP







PRÁTICA DE ENSINO:
PROJETO – INICIAÇÃO ESPORTIVA NO FUTSAL











ARARAQUARA
2014







PRÁTICA DE ENSINO:
PROJETO – INICIAÇÃO ESPORTIVA NO FUTSAL





Trabalho apresentado no curso de
Licenciatura à Universidade Paulista
Unip ( Faculdade de Educação Física).Orientação : Profª






ARARAQUARA
2014

SUMÁRIO

1.Resumo..................................................................................pg.03
2.Introdução ............................................................................pg.04
3.Objetivo – Conclusão .........................................................pg.06
4.Referências Bibliográficas................................................pg.07














1. INTRODUÇÃO

O esporte está cada vez mais presente na vida das crianças e jovens, e é importante que seja trabalhado de forma correta em cada idade, para que o desenvolvimento seja integral e não interfira negativamente no processo de maturação e crescimento das crianças. Isso passa pelos métodos utilizados pelos professores e técnicosque são responsáveis por iniciar as crianças no meio esportivo.
Muito tem sido discutido a respeito da iniciação esportiva. Ferreira (2001) define que a iniciação esportiva é o primeiro contato da criança com o esporte. Seus fundamentos, princípios, características, regras e movimentações devem ser, aos poucos, apresentados de maneira simples e num nível de exigência compatível com ascapacidades de uma criança que está iniciando um novo processo.
A iniciação é dividida em fases distintas, segundo alguns autores, cada uma com suas particularidades, que tem que ser respeitadas, evitando a chamada especialização precoce, presente constantemente dentro do esporte. Cada vez mais cedo as crianças estão sendo introduzidas em escolinhas. Até aí nenhum problema. Porém é importante o cuidadonesse inicio, onde a diversidade de atividades tem que ser o foco do ensino. Para Todt (2004) a preparação de jovens atletas é uma etapa muito complexa dentro da iniciação esportiva. Psicólogos, pediatras e educadores concordam com os benefícios das atividades esportivas na infância ao mesmo tempo em que fazem reparos ao aspecto muitas vezes excessivamente competitivo dessa prática.
A influênciados pais, técnicos e professores é algo importante a ser analisado, por trazer grandes consequências para o futuro das crianças. Já que é neles que as crianças se espelham e buscam auxilio em todos os momentos da iniciação. Essa influência pode ser tanto positiva, quanto negativa, dependendo de como for tratada. Pode trazer consequências no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo das criançasenvolvidas nesse processo.
No futsal, a iniciação tem que ter por razão principal, enriquecer a parte física e psicológica da criança, de acordo com o grau maturacional de cada indivíduo. O futsal por ser um esporte muito praticado no Brasil, despertando a esperança de muitas crianças e até mesmo dos pais, tem que ser trabalhado por profissionais qualificados, levando em conta todos os aspectosimportantes para formar não somente atletas, mas pessoas éticas, felizes e realizadas profissionalmente. Para isso é importante o cuidado no treinamento, para que não se pule nenhuma etapa. E depois de concluída essa primeira fase, pensar em começar um treinamento especializado.
De acordo com Tubino (2005), não há dúvida de que as atividades físicas e principalmente esportivas constituem-se numdos melhores meios de convivência humana. E o papel do professor, nesse quesito, é fator determinante para que as crianças passem por todas as etapas de desenvolvimento e, principalmente, que não desistam do esporte precocemente. Já que são eles que essas crianças vão escutar, respeitar e admirar ao longo de todo esse longo e difícil trajeto.














2. RESUMO

O objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESCOLINHAS DE FUTSAL INICIACAO ESPORTIVA
  • Iniciação Esportiva e Lesões no Futsal
  • Projeto de iniciação esportiva e recreação
  • Projeto: iniciação a prática esportiva
  • Projeto iniciação esportiva
  • PROJETO BIMESTRAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • iniciação esportiva
  • INICIAÇÃO ESPORTIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!