Projeto informática básica

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2012
ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS – EXTENSÃO MONJOLINHO E SÃO MANOEL







PROJETO: INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA BÁSICA


















Município Anastácio
2012

















SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO 3
APRESENTAÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 5
OBJETIVOS GERAIS 6
METODOLOGIA 7
Módulo I: 7
Módulo II: 7
Módulo III: 7
Módulo IV: 7
Módulo IV: 7
RECURSOS:8
Tecnológicos: 8
Físico: 8
DESENVOLVIMENTO 9
CRONOGRAMA 10
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO 12

IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Maria Corrêa Dias – Extensão Monjolinho
Direção: Maria Aparecida da Silva Ribeiro
Irene Batista de Andrade
Coordenadora Pedagógica: Eliane Maria de Deus
Eliane Lopes Barbosa Carpejani
Professora Multiplicadora: Sandra Regina Caetanodos Santos
Professor Gerenciador de Tecnologia Educacional e Recursos Midiáticos: Rodney Custódio da Silva Ferreira Júnior















































APRESENTAÇÃO


Na sociedade atual o acesso à informática configura-se como um direito, na escola, o estudante pode e deve usufruir de uma educação em que, a alfabetizaçãotecnológica esteja incluída, porém não como um curso de informática, mas sim, como forma de aprendizado que seja capaz de efetuar uma nova leitura de mundo. Assim, o computador precisa estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais. Nesse sentido, a Informática na escola é parte integrante deresposta ligada a questões à cidadania. Diante deste cenário é importante que o professor possa refletir sobre essa realidade, repensando sua prática, construindo ações que permitam não só lidar, com esse fato, como também construí-lo. Sendo assim, ele precisa apropriar-se dessa tecnologia e introduzi-la, no seu dia-a-dia, todavia, para que isso aconteça, devemos criar condições para a apropriaçãodessa ferramenta dentro do processo de construção de suas competências, utilizando e incorporando os recursos informatizados, capazes de gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo alunoe não um mero transmissor de informações. Além dessa apropriação, o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica e, é aí que entra a figura do professor de STE, pois, este, poderá estar diretamente incentivando e mobilizando o professor.
Este projeto vem ao encontro destas preocupações, pois propõe possibilitar aos professores um curso de informática básica,a fim de capacitá-los para o uso adequado das ferramentas tecnológicas (softwares, programas, navegação, etc), almejando assim promover uma conscientização das potencialidades do computador no âmbito educacional.
Concluindo, a proposta é criar, com este curso, momentos em que os professores tirem suas dúvidas sobre os recursos e programas básicos do Windows, BrOffice e aprendam técnicaseficientes de pesquisa na internet, dinamizando suas aulas ao assumir as novas tecnologias dentro de sua prática docente. Para tanto, será desenvolvido na STE, com a comunidade escolar e com os professores regentes do período matutino, vespertino e noturno utilizando, na capacitação, parte da carga horária de hora atividade do mesmo.

JUSTIFICATIVA


Sabe-se que as facilidadesoferecidas pelo computador possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades.
Vivenciamos, nos últimos anos, um processo de intensificação das capacitações, portanto vimos à necessidade de oferecer uma maior capacitação aos professores regente da Escola Estadual Maria Corrêa Dias. Vemos ainda, que o momento atual é bastante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto informatica basica linux
  • Informática básica
  • informática basica
  • Informatica basica
  • Informática Básica
  • Informatica basica
  • Informatica basica
  • Informática básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!