Projeto III Resumo CAP1 MOSCOVICI Serge

261 palavras 2 páginas
Projeto III – Democracia e representação.
Professora Dra. Maria Zélia Borba
Discente: Simone Borges Nascimento
Matrícula: 0840874

Texto: O fenomeno das representações sociais – Cap. 1 do livro: Representações Sociais – Investigações em psicologia social. MOSCOVICI, Serge. Petrópolis: Vozes. 2007.

Resumo: O pensamento científico é baseado no poder ilimitados dos objetos, uma reação à realidade, ao contrário do pensamento primitivo que é baseado no poder ilimitado da mente, tendo o pensamento como uma ação sobre a realidade. Moscovici propõe que a representação não seja tratada como conceito, mas como fenômeno. A psicologia social , no âmbito do estudo do sistema cognitivo considera que individuos normais reagem a acontecimentos, pessoas ou fenomenos e; compreeender é processar informações e a todo tempo estas informações estão sendo reprocessadas, repensadas, gerando novas realidades. Tendemos ignorar o que não nos é familiar, vivemos imerso em ilusões e, repentinamente estás crenças ilusórias são quebradas. Nossas reações aos acontecientos são ditados pela cultura no qual estivermos inseridos. Todos estamos condicionados impostos pelas representações, cultura ou linguagens. O homem pensante transforma as informações e gera novas informações apartir das anteriores. Classificação de idéias estranhas à categorias e imagens comuns, familiares. ou a transformação de algo abstrato, uma crença, um elemento do imaginário social, em algo quase concreto.

Algumas questões:

Relações com meu tema de interesse:
Qual método poderia ser capaz de tornar o ser humano um pouco mais autonomo em relação propria cultura que, no tempo de hoje já é massificada. Dar ao indivíduo a possibilidade de fazer um filtro cultural e exercitar, trazer para si o que pode ser entendido como sadio.

Relacionados