PROJETO IC FRACINAMENTO

818 palavras 4 páginas
BRUNA CAROLINA DINIZ FERREIRA

PROJETO: FRACIONAMENTO DE CARBOIDRATOS E PROTEÍNA DE DIFERENTES ALIMENTOS UTILIZADOS PARA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS

ORIENTADOR: Profº. Dr. Leandro das Dores Ferreira da Silva

Londrina – Paraná
Maio/2013
PROJETO: FRACIONAMENTO DE CARBOIDRATOS E PROTEÍNA DE DIFERENTES ALIMENTOS UTILIZADOS PARA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS

1. Introdução

A bovinocultura de corte tem se destacado na economia nacional e vem assumindo posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo com 212,8 milhões de cabeças em 2011 (IBGE, 2012), é o segundo maior produtor mundial de carne bovina, com cerca de oito milhões de toneladas, e segundo o IBGE (2013) chegou a abater no 4º trimestre de 2012, 8,186 milhões de cabeças de bovinos, configurando novo recorde na serie histórica do abate de bovinos por trimestre. E a partir de 2003 passou a ser o primeiro exportador mundial de carnes (VALLE, 2011). Á procura de diminuir gastos e maximizar a produção, alimentos alternativos são testados nas rações. Assim, surge a necessidade de pesquisas para avaliação química e bromatológica de tais alimentos, e concomitantemente seu fracionamento. A fim de responder dúvidas, sobre a sua possibilidade de substituição.
Segundo ORSKOV, sistemas de avaliação de alimentos são e foram significativos em fornecer a agricultores e nutricionistas um padrão de troca dos alimentos. O conhecimento das frações carboidrato e proteína são também muito importantes no aspecto nutricional, visto que é parte fundamental na formulação de dietas balanceadas (BUMBIERIS JUNIOR et al., 2007), e o melhor sinergismo entre essas fontes pode maximizar o desempenho animal.

2. Material e métodos

Os alimentos analisados neste experimento serão silagem de aveia (Avena sativa), silagem de sorgo com aditivo, silagem de sorgo sem aditivo, milho e farelo de algodão. A determinação da composição bromatológica e o fracionamento de

Relacionados