Projeto "GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL"

Páginas: 10 (2384 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

PROJETO MTA 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO – MTA




GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Estudo de caso de uma ferramenta baseada no BSC no setor sucroalcooleiro





ALUNO: MARCUS PAULO DE FREITAS



ORIENTADOR: ERNESTINA CAMURÇA GABONI











SÃO CARLOS - SP
2014
1INTRODUÇÃO

Ao longo das últimas décadas, a integração global dos mercados tem fomentado uma crescente busca por parte das organizações empresariais pelo desenvolvimento de seus níveis de competitividade. No intuito de manter a sustentabilidade do negócio em longo prazo, faz-se necessário direcionar os esforços para a melhoria constante do desempenho, seja em aspectos diretamente relacionados aosprodutos e serviços, seja naqueles ligados a processos que os viabilizam. (RAFAELI & MÜLLER, 2007)
A partir do momento que as mudanças tecnológicas e as forças do mercado (demanda e competitividade) passaram a pressionar as empresas, percebeu-se que os modelos de avaliação de desempenho tradicionais (baseado unicamente em indicadores financeiros) eram limitados para gerenciar os negócios. (CARDOZA& CARPINETTI, 2005)
Segundo Gonçalves (2002), todas as empresas, de um modo geral, necessitam de um sistema de avaliação de desempenho, uma vez que a realização contínua do processo de avaliação permite que as empresas conheçam a eficiência e a eficácia de suas ações, bem como o comportamento das pessoas, dos processos e dos programas da organização.
Segundo Slack et al (1997) não existepossibilidade de reduzir a complexidade do desempenho de um negócio a um único indicador, há necessidade real de aplicar diversos indicadores para atingir os mais variados aspectos nos quais a estratégia de negócio se realiza. É necessário também compreender que os indicadores devem interagir para que se constituam em instrumentos eficazes de gestão.
De acordo com Müller (2003), um dos problemas dagestão empresarial está justamente na integração de sistemáticas que, isoladas, não levam a resultados satisfatórios, como ilustra a figura 1.

Figura 1. Problemas da gestão empresarial.
Fonte: Adaptado de MÜLLER (2003).
Conforme Sellitto (2005), um sistema de medição de desempenho deve ser o elo de realimentação que conecta os resultados das ações estratégicas com os objetivos de uma organizaçãoprodutiva. Se a medição dos resultados for incompatível com os objetivos das estratégias, estes podem não ser atingidos.
Com esse propósito na década de noventa, surgiu o Balanced Scorecard (BSC), inicialmente concebido como um sistema de mensuração da estratégia. Mas o BSC logo se tornou um Sistema de Gestão Estratégica (KAPLAN E NORTON, 1997, p. 20). A difusão do BSC tem sido rápida. Muitasgrandes empresas adotam este sistema no mundo e no Brasil. (SOARES JÚNIOR, 2003).

1.1 Objetivo Geral:

O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir o sistema de medição de desempenho integrado à estratégia corporativa, implantado em uma empresa do segmento sucroalcooleiro. A pesquisa traz como unidade de análise a Usina São José da Estiva S/A – Açúcar e Álcool, localizada no município deNovo Horizonte - SP, cujo sistema de medição desenvolvido apoiou-se na metodologia do BSC.

1.2 Objetivos específicos:

- Apresentar e analisar os processos de medição do desempenho organizacional;
- Apresentar os conceitos, aplicações e benefícios do Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido por Kaplan e Norton;
- Apresentar e discutir o sistema de medição de desempenho baseado no BSC implantadona Usina São José da Estiva.










2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 A medição do desempenho organizacional
Diferentes sistemas de avaliação de desempenho são utilizados pelas organizações, com o intuito de melhor avaliar seus processos, e consequentemente, os resultados obtidos.
Cabe ressaltar que, historicamente, avaliações de desempenho organizacional tiveram sempre uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE PROJETOS: ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
  • Mudança organizacional na gestão de projetos
  • Conexão entre as ferramentas de gestão de organizações:
  • A importancia da gestão de desempenho e do clima organizacional nas organizacões
  • O uso de mapas estratégicos na gestão do desempenho organizacional
  • GESTÃO EFICIENTE DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM PEQUENOS NEGÓCIOS HOTELEIROS: PROJETO PARA MELHOR DESEMPENHO DO...
  • Desempenho organizacional
  • A ÁREA DE GESTÃO DE PROJETOS E SUA IMPORTÂNCIA NO ATUAL CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!