Projeto genoma humano

Páginas: 21 (5184 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Projeto Genoma Humano: Ganhos, exageros, frustrações e esperanças dez anos depois.

Salmo Raskin
Decifrar códigos sempre foi um grande desafio para a espécie humana. No século XIX Champolion decodificou os hieróglifos egípcios. O famoso poeta norte-americano Edgar Allan Poe, que viveu de 1809 a 1849, deixou alguns poemas em taquigrafia que até hoje, 155 anos depois de sua morte, não puderamser decifrados. Nos anos 60, Gerald S. Hawkins deduziu os mistérios de Stonehenge. Em 1985, Thierry Gaudin publicou o seu revolucionário Secret Code of the Bible (O Código Secreto da Bíblia).
O dia 26 de junho de 2000 ficará marcado por décadas, talvez até séculos, na historia da humanidade. Nessa data foi revelado o segredo do código dos códigos, o código da vida. Naquele dia, o homem desvendouum segredo que a natureza guarda a sete chaves por milhões de anos: a ordem correta das substâncias bioquímicas que compõem o seu código genético. Foi uma jornada de 10 anos de pesquisas em centenas de laboratórios espalhados por mais de 20 países do mundo, todos com o mesmo objetivo: decifrar o código da vida.
O ser humano quando recém-nascido tem cerca de 26 bilhões de células e um adulto temcerca de 50 trilhões. No centro de cada uma destas células está o nosso Genoma. O termo GENOMA refere-se ao conteúdo total de material genético de um organismo, seja este uma bactéria, um vírus, uma mosca ou um humano. Desvendar os segredos do Genoma Humano, por razões óbvias, era um projeto ambicioso. Filosoficamente, esta ambição talvez tenha iniciado em 1969, quando o homem se frustrou aocompreender que não encontraria na Lua, a milhões de quilômetros de distância, as respostas para os enigmas mais cruciais do ser humano: “De onde nós viemos? Quem somos? Para onde iremos?”. A frustração de não encontrar as respostas para estes enormes dilemas com a conquista do espaço, fez com que os cientistas fossem procurá-las em outro lugar. Talvez estas informações estivessem na verdade escondidasmuito mais próximas dos cientistas do que eles mesmos imaginaram quando conceberam o Projeto Apolo que levou o homem à Lua. Naquele momento se questionou se não seria hora de voltar os investimentos para dentro de nós mesmos. Ou, melhor ainda, dentro do centro de cada uma das células que compõem o organismo humano.
Imbuídos desta filosofia, um grupo de pesquisadores liderados pelo InstitutoNacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e pelo Departamento de Energia norte-americano (DOE) – este último não por coincidência o mesmo órgão que planejou e levantou fundos para levar o homem a Lua –, se uniu para iniciar uma jornada que, de tão ambiciosa, acabou se transformando em um dos maiores marcos científicos de todos os tempos: o seqüenciamento do Genoma Humano.
Imagine que fosse colocada asua disposição uma grande enciclopédia cujo título fosse "O Livro da Vida". Essa enciclopédia seria composta de 23 volumes e conteria um total de três bilhões de letras. No entanto, ao contrário de nosso alfabeto, que contém 23 letras diferentes, as palavras desse livro só teriam quatro letras (A, T, C e G). Uma das dificuldades para a leitura desse longo texto composto por estas quatro letras quese estenderia pelos 23 volumes, seria de que o texto não vem pronto com a habitual separação em parágrafos, nem com pontuações. Seria uma tarefa extremamente árdua ler esse enorme texto contínuo, sem interrupções. Agora imagine que fosse descoberto que só 2% das três bilhões de letras contivesse uma mensagem legível do livro, e os outros 98% fossem compostos de enormes parágrafosincompreensíveis, que talvez estivessem ali como parte do texto de edições muito antigas, que nem sequer fazem mais sentido hoje em dia. A princípio, o fato de que só 2% seriam importantes para a sua leitura poderia soar como um alívio, afinal, você não precisaria mais ler e compreender o significado de três bilhões de letras, mas "apenas" cerca de 60 milhões delas, os 2% que trariam a "verdadeira" mensagem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto genoma humano
  • pesquisa projeto genoma humano
  • Projeto Genoma Humano
  • Projeto genoma humano
  • Projeto genoma humano
  • Projeto inicial genoma humano
  • Projeto genoma humano
  • Projeto Genoma Humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!