Projeto estágio

Páginas: 35 (8702 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE ABERTA EM LISBOA

1º CICLO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS


PROJECTO DE ESTÁGIO

“CUIDADOS CONTÍNUADOS INTEGRADOS”



[pic]





SÍLVIA CRISTINA MARTINS DE OLIVEIRA

ANGRA DO HEROÍSMO
JULHO 2010











ÍNDICE


Introdução 5

I. Enquadramento Geográfico ………………………………………………………….6

1. Temática em causa.. …………………………………………………………….62. Unidade de Saúde……………………………………………………………...12

II. Enquadramento Teórico ……………………………………………………………15

2.1. Concepção de Cuidados…. ……………………………………………………15
2.2. Objecto de Estudo ……………………………………………………………..17
2.3. Trabalho Social ………………………………………………………………..20
2.4. Intervenção Social …………………………………………………………….22

III. Objectivos do Projecto ……………………………………………………………..243.1. Objectivos …………………………………………………………………….24
3.2. Estratégias de Intervenção ……………………………………………………25
3.3. Fundamento …………………………………………………………………..26

Conclusão ……………………………………………………………………………...27

Bibliografia …………………………………………………………………………….29INTRODUÇÃO

O estágio é parte importante e imprescindível da formação do profissional. É o momento que disponho para reflectir e intervir no campo de actual profissional com a supervisão didáctica de outros profissionais já formados e com experiênciasuficiente para a discussão e orientação.
Este Projecto será realizado na Unidade de Saúde de Angra do Heroísmo com a orientação da Técnica de Serviço Social, Dr.ª Serafina Moules e incide sobre “Cuidados Continuados Integrados”, tendo sido sugerido pela dita Técnica.
As principais motivações que deram origem a este projecto foram os desafios apresentados pelas novas realidades sociais eepidemiológicas resultantes, entre outros factores, do aumento da esperança de vida e o consequente agravamento de doenças crónicas e incapacitantes.
Logo optei por seguir a metodologia de trabalho do projecto por considerar que sendo orientado para a resolução de um problema real e concreto da prática, permite envolver toda a equipa aproveitando ao máximo as suas capacidades e potencialidades, desenvolvendoum trabalho conjunto, decidido, planeado, organizado e implementado em prol de um objectivo comum – a promoção da autonomia dos utentes, da Unidade de Saúde de Angra do Heroísmo, com dependências.
A implementação do referido projecto decorrerá a partir do dia 09 de Agosto de 2010. À medida que as famílias forem sendo envolvidas no processo de “cuidar”, simultaneamente, irei avaliando o processo eo trabalho desenvolvido de forma a ter feed-back do mesmo, para assim o poder modificar e aperfeiçoar.
A estrutura deste projecto encontra-se dividida em três capítulos. No 1º faz-se o enquadramento geográfico em que se caracteriza a temática em causa e a envolvência da Unidade de Saúde nesta mesma temática. No 2º faz-se o enquadramento teórico, a concepção de cuidados e apresentando umaabordagem ao tema descrevendo a problemática. Finalmente no 3º capítulo descreve-se os objectivos do projecto, metodologias e o seu fundamento.











I. ENQUADRAETO GEOGRÁFICO

1.1. TEMÁTICA EM CAUSA

Os factores associados ao envelhecimento, são determinantes nas necessidades da população em cuidados de saúde e de apoio social. Referimo-nos às doenças que a idade avançada muitasvezes acarreta, doenças crónicas e incapacitantes, bem como às fragilidades deste grupo etário, como sejam as alterações visuais e auditivas, o isolamento, a solidão, as perdas tão predominantes nestas faixas etárias e o baixo poder económico e social. Assistimos hoje, a um cenário de famílias mononucleares, à situação de idosos a cuidarem de idosos, a fenómenos de desertificação em certas regiões,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de estágio
  • Projeto de estágio
  • Projeto de estágio
  • Projeto de estagio
  • Projeto de estágio
  • Projeto de Estágio
  • projeto de estágio
  • Projeto Do Estagio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!