Projeto EJA

Páginas: 9 (2135 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
1841500-144780
FACULDADE MARIA MILZA
Curso de Licenciatura em Pedagogia
DULCIVANIA ALVES SANTANA
JIRLENE DA PAZ BARROS DOS SANTOS
MARIA LUCIA DOS ANJOS
TIANE SALES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
GOVERNADOR MANGABEIRA – BAHIA
2014
DULCIVANIA ALVES SANTANA
JIRLENE DA PAZ BARROS DOS SANTOS
MARIA LUCIA DOS ANJOS
TIANE SALES
PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Projeto apresentado comorequisito para avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrada pela Orientadora Denise Pimenta, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Maria Milza – FAMAM.
GOVERNADOR MANGABEIRA – BAHIA
2014
Introdução
No Brasil, a EJA tem se constituído, nos últimos anos, como um campo estratégico para fazer frente à exclusão e desigualdade social e, se observarmos a Lei 9.394, de1996, o Parecer CEB 11/2000 e acompanharmos a conclusão a que chegou a Conferência de Hamburgo, bem como a orientação do relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI, percebemos que essa modalidade tem pretensões de assumir contornos que transbordam os limites do processo de escolarização formal ao abarcar aprendizagens realizadas em diversos âmbitos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA),enquanto modalidade de Educação Popular apresenta uma trajetória de desafios, principalmente por ser uma alternativa para minimizar o problema da exclusão social. Porém, essa modalidade de educação, por muito tempo, não se apresentou como prioridade educacional, sendo entendida e tratada apenas como política compensatória direcionada a suprir a perda de escolaridade em idade própria. Portanto esteprojeto pedagógico busca em sua essência tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema “Leitura e escrita: Conhecimento pra toda vida”, na intenção de resgatar o gosto pela leitura, e incentivá-los a esta prática pedagógica. E tem como proposta fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e organizar.
Acreditamos, contudo que a aproximação do aluno com a escola sejapré-requisito indispensável nesse processo, tendo em vista que essa clientela precisa ser incentivada a pensar e agir por si próprio, assumindo sua condição de sujeitos de aprendizagem, do trabalho e da cultura do meio onde vivem.
Pensando nisso é que este projeto, como projeto pedagógico, destina-se a atender a alunos da EJA, tem a proposta inicial incentivar os participantes a superarem asdificuldades na leitura e na escrita e na produção de texto, sem ter que sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades.
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a compreender o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar arealidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos de certa forma, lendo embora, muitas vezes, não nos damos conta. Desse modo, a leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.
Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não podese tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos da EJA o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados estes direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar aleitura.
Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de textos, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim. O Propósito deste trabalho é acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos a criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto eja
  • projeto da EJA
  • projeto eja
  • Projeto EJA
  • Projeto EJA
  • projeto Eja
  • Projeto eja
  • projeto EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!