Projeto educativo

Páginas: 7 (1613 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
PROJETO EDUCATIVO

TÍTULO
A importância da higiene corporal como forma de promoção da saúde para crianças em idade escolar na faixa etária de 03 a 05 anos

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Sensibilizar crianças de 03 a 05 anos de uma creche de educação infantil da rede municipal de ensino do Município de Parnaíba – PI, sobre a importância da higiene corporal como forma de promoção da saúde.Específicos:
• Disponibilizar aos alunos o conhecimento sobre a importância de adquirir bons hábitos de higiene;
• Estimular por meio de desenhos a prática correta de tomar banho, lavar as mãos, os cabelos;
• Proporcionar informações sobre os cuidados com a saúde bucal, e a importância da escovação dos dentes, cuidados com a pele, cabelos etc;
• Demonstrar autilização correta de utensílios e higiene corporal.

CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA
Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí, a segunda maior cidade do Estado, localizada a 360 km da Capital, Teresina. Possuindo uma população de mais de 146 mil habitantes, é dessa forma o segundo mais populoso do Estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípioslitorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).
Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importâcia de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referênciasna Europa.
O maior crescimento da cidade ocorreu de 1697, época de fundação da cidade a 1940. Neste período o Porto das Barcas era uma zona de efervecência comercial, foi o momento áureo do surgimento das grandes casas comerciais e da introdução da cera de carnaúba no cenário internacional.
A partir de 1950 até hoje a população quase quadruplica mas, já no final do século XX,observa-se a decadência da cidade em virtude das migrações para a capital Teresina e para o Sudeste do Brasil.
A principal atividade econômica de Parnaíba é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O município dispõe ainda de indústrias de produtos alimentícios e perfumaria. Por exemplo, Vegeflora, Cooperativa Delta,Leite Longa, Cobrasil, Q-Odor reciclagem, Curtume Romão, Q-Odor e PVP SA.
A cidade esta produzindo frutas organicas para exportacao, no Ditalpi.
A cidade também possui fazendas de camarões, na qual produzem o produto para exportação.
O turismo também vem crescendo no município graças ao Delta do Parnaíba. É de Parnaíba de onde saem as principais embarcacoes para visitar oDelta do Rio Parnaíba. Parnaíba fica num raio de aproximadamente 125 km de Jericoacoara, CE, Lençóis Maranheneses, MA, Parque Nacional Sete Cidades, PI, Parque Nacional de Ubajara, CE.


DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua práticasistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos.
As crianças na idade escolar da faixa etária de 3 a 5 anos, devem ser estimuladas ao seu auto-cuidado, percebendo a higiene como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-senecessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes e após das refeições e eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário, favorecendo assim a saúde individual e coletiva.
É fundamental que as crianças conheçam bons hábitos, não apenas por informá-los, é preciso trabalhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto educativo
  • Projetos educativos
  • projeto educativo
  • Projeto educativo
  • Projeto Educativo.
  • Projeto educativo
  • projeto educativo
  • projeto educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!