Projeto educativo

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Projeto Educativo

DAS DIETAS

MIRABOLANTES

Á

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

DAS DIETAS MIRABOLANTES Á REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

INTRODUÇÃO

A cada temporada surge uma dieta da moda.
A da sopa que a pessoa só pode ingerir caldos de verduras e só no último dia da semana é permitido um filé de frango ou bife grelhado.
A dieta Dr. Atkins criada nadécada de 80 que valoriza a proteína e proíbe a ingestão de carboidratos em todas as refeições.
A dieta Maxinat baseada nas refeições dos astronautas, criticada pela baixa ingestão de calorias e porque gestantes estão se utilizando para não ganharem peso na gestação.
Como o sonho de toda mulher é ser linda e magra, como as capas de revistas e a mídia nos mostra, acabamfazendo dietas que podem trazer riscos à saúde, por serem restritas e colocarem o organismo em situação de risco.
A disponibilidade de dietas da moda citadas nas revistas não científicas visando o emagrecimento rápido é cada vez maior e a adesão a estas é grande a princípio. No entanto estas dietas tornam-se falíveis não levam em consideração o cotidiano das pessoas e tampouco seushábitos alimentares.
A boa notícia é que é possível emagrecer, através de um processo muito eficaz chamado reeducação alimentar (RA). A mensagem da Associação Brasileira para o estudo da Obesidade (ABESO) é clara neste sentido: “Diga não às dietas e sim à reeducação alimentar”.

O QUE SÃO DIETAS?


Refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica(saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.

DIETAS DA MODA
Dietas da moda, de um modo geral, prometem emagrecimento rápido e sem muito esforço. Tais dietas não recebem apoio dos nutricionistas e podem serperigosas, uma vez que a maioria não é balanceada e pode causar deficiência de certos nutrientes. Além disso, emagrecer muito rapidamente, a menos que seja sob orientação médica, não é saudável.
Outro problema com as dietas da moda é que, apesar de poderem causar emagrecimento em curto prazo ao restringir a ingestão de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo.Desta forma, na maioria das vezes a pessoa recupera o que emagreceu o chamado efeito sanfona.
Constantemente cardápios e regimes para emagrecimento rápido, são divulgados pela mídia em geral e imediatamente adotados por milhares de pessoas. Normalmente essas dietas eliminam o consumo de determinado grupo alimentos e exageram na ingestão de outros. Essas “receitas milagrosas” carecem decomprovação cientifica e, ao contrario do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou resultar em alguns quilinhos extras. São muitos os prejuízos causados por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação.
Diversas dietas tornaram-se populares nas últimas décadas, algumas passageiras, outras polêmicas e outras com maior comprovação científica. Exemplo de dietas:
* Dieta deAtkins. Restrição radical ao consumo de carboidratos, ou seja massas, doces, açúcares, e até mesmo frutas e verduras.
* Dieta de South Beach. Restrição total de carboidratos em seu início, evoluindo com restrição parcial, permitindo carboidratos ricos em fibras.
* Dieta do supercafé da manhã. Dieta com restrição de carboidratos com ênfase calórica na primeira refeição do dia.
* Dietadash. Desenvolvida por especialistas americanos para combater a hipertensão arterial.
* Dieta sanguínea. Basicamente, esta dieta segue a premissa de que cada grupo sanguíneo (A, B, AB e O) deve ingerir alimentos específicos.
* Dieta da USP - Essa dieta aproveita-se do nome da USP para dar a impressão de seriedade científica. A verdade é que a USP nunca elaborou nenhuma dieta como essa. De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto educativo
  • Projetos educativos
  • projeto educativo
  • Projeto Educativo.
  • Projeto educativo
  • projeto educativo
  • projeto educativo
  • projeto educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!