Projeto Educativo.

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA














PROJETO EDUCATIVO














TUCURUÍ / PA
02/06/2014


















PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de notaparcial da disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental. Orientadora: Andréa Ferreira Escórcio. Tutora a Distância:

.






TUCURUÍ / PA
02/06/2014




Introdução

Projeto é uma atividade organizada que tem por objetivo resolver um problema, tem começo e término programado. Projeto é um ótimo recurso para ensinar desde os anos iniciais, pois além de motivador, fazcom que os alunos construam seus conhecimentos interligando as diversas áreas da aprendizagem; que eles compreendam as relações existentes entre as linguagens e dão a eles a oportunidade de transformar a sala de aula em uma comunidade de investigação e pesquisa. Quando se ouve falar sobre meio ambiente logo se pensa em florestas, campos, e lugares que tenham plantas ou animais a serem preservados.Na interação e nas trocas de energia que se estabelece entre ser vivo e meio ambiente há transformação quanto do ser vivo como do meio ambiente.
Um dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão em cada vez mais escassas eque o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças.
















O Projeto Educativo
O projeto constitui uma condição para a melhoria da qualidade do ensino, pois supera a clássica fragmentação existente entre as disciplinas e contribui para a formação global do educando. Ao estabelecer um diálogo entre os conteúdos,levantam-se questões e identificam-se pontos comuns, levando o educando a um melhor entendimento do mundo concreto e à compreensão destas relações. Desenvolver competências e habilidades são as palavras de ordem na educação contemporânea, e isso significa possibilitar que os alunos adquiram os saberes fundamentais, que os preparem para a nova realidade social e para o mercado de trabalho; nestesentido, o professor precisa mudar sua postura frente à classe, ou seja, proporcionar atividades que integrem as diversas disciplinas e que façam com que o aluno aprenda a identificar, avaliar, formar, analisar situações e relações, cooperar, agir, participar, partilhar, organizar, construir, elaborar conceitos e gerenciar, que são saberes fundamentais para a construção da autonomia. Estas ligaçõespodem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que constroem o conhecimento de forma prazerosa, participativa e interessante, resgatando o gosto de aprender. O conhecimento construído através dos projetos deve possibilitar a análise crítica de valores sociais, desenvolverem o respeito mútuo – uma vez que requer uma maior interação entre os alunos – e fortalecer a aquisição de hábitossaudáveis, pois faz com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo e permite maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais ao permitir o uso de estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.
Um projeto bem planejado, onde a equipe pedagógica esteja realmente envolvida, que não seja imposto, quemotive e seja direcionado para o interesse da turma, tende a obter sucesso, mas é, sem dúvida, uma tarefa que requer grande esforço de todas as partes, pois exige a ruptura com o ensino reprodutor e com o saber parcelado que é onde existe a divisão do pensamento e do conhecimento. Enfim, o pensar e agir se apoia no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa, e que ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto educativo
  • Projetos educativos
  • projeto educativo
  • Projeto educativo
  • Projeto educativo
  • projeto educativo
  • projeto educativo
  • projeto educativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!