Projeto educativo precauções de contato‏

1839 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

A doença transmissível é provocada por um agente infeccioso específico ou por seus produtos metabólicos através se sua transmissão, direta ou indireta, de um reservatório para um hospedeiro suscetível, segundo Brunner & Suddath (2009) apud OMS.
As doenças transmissíveis são causadas organismos vivos como bactérias, fungos, vírus, helmintos, protozoários e artrópodes, e são infecciosas. (Brunner & Suddarth, 2009)

2.1 O PROCESSO INFECCIOSO

Para que aconteça a infecção, é necessária uma cadeia completa de eventos. Os elementos necessários, neste caso são:

2.2.1 Agente Etiológico

Agente etiológico são os micro-organismos que causam infecções como os citados acima (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).

2.2.2 Reservatório

É o termo usado para qualquer pessoa, vegetal, animal, substância ou local com condições favoráveis ao crescimento de micro-organismos, nutrindo-os e permitindo a sua dispersão adicional. “As infecções podem ser evitadas por meio de eliminação dos agentes etiológicos do reservatório” (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).

2.2.3 Porta de saída

O micro-organismo necessita de uma motilidade e saída do reservatório do reservatório. As portas de saída de um hospedeiro para outras criaturas ou ambiente podem ser o trato respiratório, gastrointestinal, geniturinário ou pelo sangue. (BRUNNER &SUDDARTH, 2009).

2.2.4 Vias de transmissão

As vias de transmissão são a o meio pelo qual o micro-organismo pode se conectar com o novo hospedeiro. A transmissão pode se dar por contato sexual, interpessoal, injeção percutânea ou partículas transportadas pelo ar.
Os principais mecanismos de infecção no ambiente hospitalar, segundo a Anvisa (2012), são: * Transmissão aérea por gotículas: Através da disseminação por gotículas maiores que 5µm, que podem ser geradas por tosse, espirro, conversação ou outros procedimentos. Não permanecem suspensas no ar por serem partículas pesadas, portanto não

Relacionados