Projeto drogas

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1- REFERENCIAL TEÓRICO

È possível observar nos dias atuais que o consumo de drogas vem se expandindo no mundo todo, tornando-se uma ameaça aos valores sociais, culturais, políticos e econômicos dos países desenvolvidos. Diante dessa realidade alarmante, o uso abusivo de drogas entre crianças e adolescentes vem sendo consideradas uma das questões que mais preocupam a sociedade contemporânea.Segundo o I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil em 2001, estima–se que 11,2% da população brasileira são dependentes de álcool e que 9% são dependentes de tabaco.
Carlini (2007) acrescenta que o aumento noconsumo de álcool e outra drogas é um fenômeno mundial, e não, um problema exclusivamente brasileiro.

Os efeitos do uso indevido de drogas ameaçam valores políticos, econômicos e culturais, contribuem para o crescimento dos gastos com tratamento médico, acidentes no trabalho, acidentes de trânsito, violência urbana, mortes prematuras e queda de produtividade dos trabalhadores. (CARLINIET.al.2002)

Partindo do princípio de que a escola é um ambiente mais propício para formação, integral do ser humano e que educação é acima de tudo formação e não apenas informação, o educador deve criar situações pedagógicas para promover a liberdade, o respeito, o bem estar e qualidade de vida, através de uma educação voltada ao conhecimento da realidade eque estimule no aluno o senso crítico e reflexivo.
A Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual esta pautado no artigo 227 da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 que dispõe sobre a proteção integral da criança e ao adolescente diz que:

Todo o adolescente tem direito á proteção e ao acompanhamento de saúde; tem direito ao acessoà informação, à educação formal e/ou profissionalizante, ao esporte, à cultura e ao lazer: tem direito a receber carinho, a ser respeitado, reconhecido e qualificado; tem direito ao acesso a espaços protegidos e participação e contribuição social indispensável para o desenvolvimento de um sentimento e auto-estima, enfim de resgate do papel de agente de transformação social. Todo adolescenteprecisa desenvolver um sentimento de ser parte de uma família, de uma comunidade e de uma sociedade. (BRASIL. 2007).

Considerando que a adolescência é um período da vida caracterizado pela transição do estado infantil para o adulto, sendo marcado por intensas transformações de ordem biológica, psicológica e social; a escola precisa oferecer um ambiente que dê oportunidade aos alunos de criar laçosafetivos e acadêmicos com a escola e promover ações que possibilitem paz e capacidade social para a cidadania.
Segundo Medeiros (2006) os programas de prevenção devem conceber a escola como um local privilegiado para o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos adequados a uma vida individual e coletiva saudáveis; só assim poderá desenvolver a prevenção ao uso de drogas de formaeficiente. Mas, como não poderá deixar de ser, é muito importante que suas ações educativas sejam fundamentadas no conhecimento da intensidade de disseminação das drogas entre seus alunos.

Geralmente, os jovens iniciam suas experiências com as drogas consideradas lícitas, a exemplo do álcool e do tabaco, em seus ambientes familiares, e podem recorrer as ilícitas para aumentar o seu prazer,procurar outras emoções ou fugir de seus problemas. Estão entre as substâncias ilícitas de maior consumo os inalantes e a maconha. (BUCHER 1992).

Diante de tal realidade não podemos ficar estanque; precisamos nos articular com as redes sociais para realização de ações preventivas na escola e abordagem adequada nas situações de uso de crack, álcool e outras drogas.
Nossa escola em particular; a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto drogas
  • Projeto drogas
  • Projeto drogas
  • projeto drogas
  • Projeto Drogas
  • PROJETO DE DROGAS
  • Projeto drogas
  • projeto drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!