projeto diversidade 2

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 8 de março de 2015
Escola municipal do campo Nossa Senhora de Fátima EIEF.
Professora:Marli da Fonseca Schilke
Turma 5ºano





Projeto: Uma luta pela Igualdade!

- Lema:Lutar pelo Convívio e Respeito com as Diferenças na escola!

.






Dois Irmãos/ Agosto de 2014JUSTIFICATIVA
;
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião ou outra diferença.Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas aamar.”
NelsonMandela
O presente projeto foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo toda a comunidade escolar e mais especificamente a turma do 5º ano da escola Municipal do campo Nossa Senhora de Fátima EIEF . Aabordagem desse tema foi de extrema relevância e necessidade pois percebeu-se a partir do momento em que alunos ignoravam e não aceitavam uma colega com deficiência auditiva na turma.Pois frequêntemente a aluna queixava-se que certos colegas não gostavam dela e que a mesma sabia porque daquilo.Então resolveu investigar o que realmente estava acontecendo e para a surpresa descobriu-se que haviaalguns colegas que ignoravam e descriminavam a mesma com dizeres do tipo:precisa gritar mais do que uma vez,ou burra entre outras coisas.Com tudo isso acontecendo dentro e fora da sala de aula resolveu fazer uma sondagem com aluna que sentia-se descriminada. E através dos depoimentos dela e de observações durante atividades realizadas em sala de aula e relatos de outros colegas, percebeu-se queera preciso fazer algo para resolver a situação,pois deixar como se nada estivesse acontecendo seria uma ignorância de nossa parte .Então fomos a luta levando o assunto e a ideia do projeto aos pais e a direção. .
As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. A escola é um local formado por uma população comdiversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças, é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagensdiferentes.
Para Vygotsky, “as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro”. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem e a maneira que constroem significados. Perrenoud(2000, p. 90 Dessa forma,o projeto Uma luta pela igualdade buscou diferentes formas de socializar as diferenças na sala de aula,bem como no convívio social, construindo uma reflexão sobre tudo que as envolve com diversas atividades interdisciplinar relacionadas ao assunto .

OBJETIVO GERAL
Conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de respeitar,reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento desde a origem da vida voltadas ao respeito de nossas identidades , com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito asdiferenças.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar ao conhecimento da turma que o assunto envolvido no projeto estará envolvido dentro das propostas da UNIMED Cidadã(Todos os seres humanos nasceram Iguais em dignidade>Não devemos alimentar preconceito)

Conscientizar toda a comunidade escolar de uma forma harmoniosa,sobre os valores que cada ser humano tem perante a sociedade.
Valorizar de todas as formas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto diversidade
  • projeto Diversidade
  • projeto diversidade
  • Projeto diversidades
  • Projeto Gênero e Diversidade
  • Pré Projeto Diversidade Cultural
  • PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL Slid
  • Projeto 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!