Projeto didático

Páginas: 8 (1977 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
Projeto didático

I – Dados de identificação:

Escola: Francisco Salgado Filho

Educadores: Amanda Cristina e Osmarina

Ano: 5º ano

Período de execução: Novembro de 2011

II – Justificativa:

O presente projeto tem como finalidade resgatar a brincadeira de amarelinha, demonstrando através da mesma que pode-se trabalhar as habilidades e capacidades das crianças de uma formalúdica, proporcionando o seu melhor desenvolvimento e convívio social no ambiente escolar.

A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Percorrer uma trajetória de quadrados riscados no chão de pulo em pulo tinha o nome “pular macaca” quando chegou aqui, com os portugueses, há mais de 500 anos. Hoje, em tempos de jogos eletrônicos, internet e televisão, surpreendentemente abrincadeira simples sobrevive firme e forte nos hábitos de milhões de crianças.

Não são precisos aparelhos ou eletricidade, acessórios caros. Dá para pular dentro de casa, no quintal, na rua, na escola... Basta ter um pedaço de chão, algo para desenhar o riscado e um objeto pequeno para marcar as “casas”.
Sua capacidade de atravessar gerações e gerações pode ser creditada também ao fato de abrincadeira ser uma metáfora da vida: “atingir o céu, não cometer erros no percurso e sempre evitar o inferno”, descreve Renata Meirelles, autora do livro Giramundo.
Apesar de a amarelinha ser brincada, geralmente, em ruas e pátios escolares, hoje em dia dá para brincar até dentro de casa e em sala de aula sem ter que riscar o chão. Diversas empresas de brinquedos oferecem tapetes com o riscado daamarelinha.

III – Objetivos:

GERAL - Desenvolver e melhorar as capacidades e habilidade dos alunos de forma lúdica, alem de proporcionar a vivência com as antigas brincadeiras.

ESPECÍFICO - Proporcionar as crianças um melhor desenvolvimento no que diz respeito ao equilíbrio, coordenação motora, atenção, noção de espaço e vivência de regras de uma forma lúdica.

IV – Tema:Amarelinha

A amarelinha ou macaca é uma brincadeira muito antiga, fazendo parte do folclore.O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, jogauma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
[pic]

O jogo de Amarelinha na entrada do campus I do Cefet-MG, em Belo Horizonte.

Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogadorprecisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quemprimeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
Existem várias versões de amarelinha,que são estas:
Formas de brincar
Em cada canto do país, as crianças brincam de um modo diferente e chamam a brincadeira por nomes diferentes também. Veja a seguir algumas das formas de pular divididas pelo tipo de traçado.

• Traçado em linha

[pic]

Amarelinha (costume em São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto didatico
  • Projeto Didatico
  • Projeto didatico
  • Projeto didático
  • projeto didatico
  • Projeto didático
  • PROJETO DIDÁTICO
  • projeto didático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!