Projeto didático: a cultura popular inserida nas aulas de língua inglesa

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT–DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XXIII

A Cultura Popular inserida nas aulas de Língua Inglesa

Seabra
2009

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT–DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XXIII

Denise Miller Almeida

A Cultura Popular inserida nas aulas de Língua Inglesa

Projeto Didáticoapresentado como avaliação parcial da Disciplina Estágio I do curso de Letras com licenciatura para Língua Inglesa e Literaturas.
Orientadora: Anna Karyna Torres.

Seabra
2009

APRESENTAÇÃO

Posto que nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, consta entre os objetivos do ensino:

...que os alunos sejam capazes de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio socioculturalbrasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais...(PCN, 1997,vol.1)

Fica claro que a valorização e comparação da cultura popular, pensando-se no ensino de LE ( Língua Estrangeira), é de fundamentalimportância para a construção progressiva da noção de identidade nacional e pessoal do aluno.
A partir de tal valorização da cultura popular a nova cultura será apresentada ao aluno sem a ameaça de sobrepor-se. E sim com a intenção de apresentar as semelhanças e diferenças existentes entre as diversas culturas. Levando o aluno a
refletir sobre a importância de conhecer e participar da sua própriacultura, portanto, de sua própria comunidade.
Sabe-se que a língua é uma das formas de se manifestar a cultura de uma nação. Chega-se então à reflexão de que para entender melhor a cultura de outra nação é necessário entender em primeiro lugar você dentro do seu povo; da sua cultura; da sua nação.
Visto isso, ao discorrer deste projeto estaremos esclarecendo a necessidade de se valorizar acultura popular na disciplina de Língua Estrangeira Moderna, Inglês.

JUSTIFICATIVA

As tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos de sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele.

(...) Conceber-se a aprendizagem de línguas estrangeiras de uma forma articulada, em termos dos diferentes componentes da competência lingüística, implica, necessariamente, outorgar importância àsquestões culturais. A aprendizagem passa a ser vista, então, como fonte de ampliação dos horizontes culturais. Ao conhecer outra (s) cultura (s), outra (s) forma (s) de encarar a realidade, os alunos passam a refletir, também, muito mais sobre a sua própria cultura e ampliam a capacidade de analisar o seu entorno social com muito mais profundidade, tendo melhores condições de estabelecer vínculos,semelhanças e contrastes entre a sua forma de ser, agir, pensar, e sentir e a de outros povos, enriquecendo a sua formação. (PCN, vol.2, 1999)

Sendo assim o aluno deve ser integrado a uma nova cultura e ao mesmo tempo ser conscientizado da importância de sua própria identidade cultural.
Com base nas observações feitas em sala de aula durante o período do Estágio Supervisionado I, obtivemosas seguintes respostas da professora de língua inglesa no ensino fundamental de 5ª a 8ª serie:
Questionada sobre a forma de trabalhar a Língua Inglesa em sala de aula e sua intervenção em mostrar a importância de se conhecer outra cultura a professora respondeu: “No geral não o faço. Até porque a escola não nos oferece suporte necessário. Aqui não tem o P.P.P. (Plano Político Pedagógico). Alémdisso faltam as instalações básicas, como tomadas em algumas salas de aula.”
Questionamos-lhe também sobre a forma como faz relação das culturas da Língua Inglesa com a do aluno obtivemos a seguinte resposta: “Raramente. Acredito que seja algo falho em várias instituições e professores.”
Questionamos-lhe ainda quanto à ênfase dada à identidade cultural do aluno, aquilo que o faz pertencer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansão da Língua Inglesa e Cultura
  • Plano de aula de língua inglesa
  • Plano de aula lingua inglesa
  • Projeto de intervenção de língua inglesa
  • PLANO DE AULA LÍNGUA INGLESA
  • Projeto de Estágio
  • Plano de aula para língua inglesa
  • plano de aula lingua inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!