Projeto de tcc " funções organicas envolvendio os farmacos"

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Universidade Federal do Acre
Centro de Ciências Biológicas e da Natureza
Curso de Licenciatura em Química

TÂMARA MARIA ALVES DE SOUZA REGO

FUNÇÕES ORGÂNICAS ENVOLVENDO OS FÁRMACOS

Rio Branco - AC
2008.

TÂMARA MARIA ALVES DE SOUZA REGO

FUNÇÕES ORGÂNICAS ENVOLVENDO OS FÁRMACOS

Projeto de trabalho de Conclusão de Cursopara a disciplina CCBN777-Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal do Acre.

Orientador: MSc. Carromberth Carioca Fernandes

Rio Branco – AC
2008.
1 – Introdução

Os compostos orgânicos são usados em larga escala por vários segmentos industriais por uma infinidade de aplicações. Eles também estão no organismo dos seresvivos, como nos seres humanos. Existem compostos que são naturais outros são sintéticos, ou seja, produzidos em laboratório e desta forma, convivemos com compostos orgânicos a todo o momento, nos alimentos, nos medicamentos (Fármacos) e outros [1]. Apesar de sua imensa variedade os compostos orgânicos podem ser compreendidos em termos de grupos funcionais, isto é, de pequenos grupos de átomos compropriedades características. Enquanto os hidrocarbonetos são construídos com átomos de carbono e hidrogênio, os grupos funcionais podem incluir átomos de outros elementos e, por isso, conferem propriedades muito diferentes aos compostos orgânicos. Além disso, como os grupos funcionais têm propriedade química características, eles podem tornar a química orgânica mais interessante [2].
ABioquímica, como se sabe, é uma das ciências centrais do século XXI, e nesse campo veremos sem dúvida as mais fantásticas aplicações das características dos compostos orgânicos [3].
Em nosso cotidiano, um dos assuntos mais fascinantes para um estudante ou alguém interessado na área de medicamentos é saber como uma substância química (fármacos), utilizada nos medicamentos exerce uma atividade emnosso corpo. Com isso estão presentes alguns aspectos particulares da química que fazem com que abra vários questionamentos a respeito desses fármacos bem como ilustrá-las de maneira clara objetiva para que possa ter o máximo de entendimento [4]. Dentre as diversas classes de fármacos e os responsáveis pela cura de doenças agudas, infecções e dores diversas, mantendo sob controle as patologiasconsideradas mais graves, os fármacos podem amenizar e prorrogar a vida em casos de doenças terminais, por exemplo, o câncer. Em qualquer destas circunstâncias, os fármacos são responsáveis pela melhoria de vida.
Em nosso país apenas a metade da população tem acesso aos fármacos, o que tem gerado muitos questionamentos sobre a lei dos genéricos adotada no Brasil, onde a procura pelos mesmos émuito intensa, principalmente pelos usuários da terceira idade.
Os fármacos de origem sintética representam uma significativa parcela do mercado farmacêutico, estimado em 390 bilhões de dólares. Até 1999, entre 866 fármacos usados na terapêutica, 680 (79%) eram de origem sintética. Os restantes 186 (21%), correspondiam àqueles de origem natural. Quando analisamos a estrutura dos fármacosempregados na terapêutica, constata-se que 62% deles são heterocíclicos, ou seja, possuem átomos de elementos distintos do carbono [5].
As moléculas que constituem os fármacos, são formados principalmente pelos elementos hidrogênio e carbono, constituem a função mais numerosa e mais importante do ponto de vista industrial. Através dessas informações e conhecimentos, esperamos que esse conteúdo aser ministrado, possa contribuir significativamente para uma melhor compreensão do ensino de química, proporcionando assim aos discentes, uma melhor explicação concernente as estruturas químicas que caracterizam as funções orgânicas encontradas nos fármacos, os quais são empregados ao combate de várias patologias no nosso cotidiano.
Para facilitar o entendimento do estudo das funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções Orgânicas em Fármacos
  • Tcc Projeto Agricultura Organica
  • funções organicas
  • Funçoes Organicas
  • Funções orgânicas
  • Funçoes Organicas
  • funções organicas
  • Funçoes Organicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!