Projeto de requalificação urbana vila do mar: melhorias referentes ao lazer e entretenimento da comunidade ou mascarização da realidade?

2096 palavras 9 páginas
Projeto de Requalificação Urbana Vila do Mar: melhorias referentes ao lazer e entretenimento da comunidade ou mascarização da realidade?

Susana Dantas Coelho[1]

. Resumo: O trabalho faz uma reflexão acerca dos resultados do Projeto de Requalificação Urbana “Vila do Mar”, implantado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (CE) na comunidade do Grande Pirambu, região localizada na orla oeste da capital cearense. O estudo é importante pelo fato de o “Grande Pirambu” estar localizado em uma área muito próxima à área turística da cidade e só agora receber melhorias por meio de políticas públicas, estando em reserva desde seu período de crescimento na década de 1950. O projeto em questão propunha melhorias referentes ao saneamento básico, reassentamento de moradores que habitam áreas de risco e mais oportunidades de lazer e entretenimento aos moradores. Para a pesquisa, optou-se pela realização de trabalhos de campo, com coleta de depoimentos por meio de entrevistas não-estruturadas, realizadas no mês de julho de 2012 na comunidade do Grande Pirambu, além de revisão bibliográfica e análise documental. Concluiu-se ao final da pesquisa que a comunidade, embora pouco satisfeita, desfruta das benfeitorias referentes ao lazer dos moradores locais já concluídas, mas que ainda convive com problemas e conflitos sociais que impossibilitam a prática do lazer em algumas localidades do bairro. . . Palavras-chave: Políticas Públicas. Turismo. Requalificação Urbana. Lazer. Entretenimento. .

Introdução

O Pirambu, área de estudo da pesquisa, representa um espaço concorrido por diversos atores sociais que, na medida do possível, se apropriam e produzem o espaço conforme seus interesses e necessidades. Em meio à problemas de cunho social como marginalidade, tráfico de drogas e prostituição, se caracteriza como área propícia ao desenvolvimento da atividade turística devido ao seu grande potencial paisagístico e exuberância

Relacionados