Projeto de Psicomotricidade

Páginas: 10 (2359 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014




PROJETO
A PSICOMOTRICIDADE
E A IMPORTÂNCIA DAS
BRINCADEIRAS E JOGOS
NO ENSINO-APRENDIZAGEM














Psicomotricidade e a importância das brincadeiras e jogos no ensino-aprendizagem



PÚBLICO ALVO
5° ano de escolaridade.


DURAÇÃO DO PROJETO
Duração de umbimestre.


DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Educação Física.




JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem por objetivo desenvolver a psicomotricidade das crianças através das brincadeiras da região Nordeste para atingir o ensino-aprendizagem dos educandos.
Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado eintegrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação pode ser compreendia em três dimensões: cognitivo, afetivo e motor.
Ressalta-se neste trabalho a importância da psicomotricidade na primeira infância, pois a mesma influência diretamente no desenvolvimento integral da criança interfere na aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais de escolaridade. Para isso oobjetivo deste projeto é analisar a importância da psicomotricidade no processo de alfabetização. A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação global do indivíduo e tem por objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, cuja ação é resultante da sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Evidencia-se sob aóptica da alfabetização que para o domínio da leitura e da escrita faz-se necessário que a criança tenha uma preparação psicomotora para facilitar a apropriação de novos saberes. Aproveitando as palavras de Fonseca (2004, p. 19) “ Corpo e cérebro, motricidade e psiquismo, portanto, co-integram-se em co-construção mutua ao longo da ontogênese. Um não é possível sem o outro, implicando daí a suaco-estabilidade’’. Desta forma, pode-se compreender que o movimento, a afetividade e a inteligência compõem a construção do EU.
A Educação Infantil tem como prioridade ajudar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma, compreendendo suas possibilidades e limitações reais, para que adquira novas competências motoras. A criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos eorganizando o esquema corporal.
A psicomotricidade se estrutura em três pilares: o que fazer (emocional), o poder fazer (motor) e o saber fazer (cognitivo). Qualquer desequilíbrio em um desses pilares pode provocar desestruturação no processo de aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na redução do tônus, da postura, dadirecional idade, da lateralidade e do ritmo.
Outra abordagem na Educação Infantil, são os jogos e brinquedos que fazem parte do cotidiano das crianças, porque elas vivem em um mundo de fantasia, de alegria, sonhos, encantamentos. A utilização de brincadeiras e jogos nos processos pedagógicos faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que surgem.
O brincar e ojogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. Através desses atos, as crianças desenvolvem a linguagem, pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-o para ser um cidadão.
Os jogos auxiliam no processo ensino-aprendizagem, tanto no psicomotor, como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão,a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios das situações que acontecem quando jogamos.
Muitos professores acham que os jogos são um “passatempo’’ para distrair os alunos, mas não é, é ao contrário, como cita Piaget “O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto psicomotricidade
  • Projeto de psicomotricidade
  • Projeto psicomotricidade
  • Projeto Psicomotricidade
  • Projeto de estagio em psicomotricidade relacional
  • Projeto de estagio psicomotricidade relacional
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!