Projeto de produto

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
universidade tecnológica federal do parná
campus medianeira
curso técnico em química
TQ34C – gestão de processos e produtos



leandro da maia
matheus bertoldi dos santos
rafael santos flauzino
victor antonio dallacort muniz





atividade prática supervisionada











agosto de 2014
1 Introdução
O gerenciamento de projetos é uma atividade essencial para asempresas. As companhias atuais consideram o gerenciamento como obrigatório para o desenvolvimento e a sobrevivência da empresa. Constitui-se sistema empresarial que organiza toda a empresa, atingindo assim, cada unidade funcional da mesma.
Cada vez mais, sua importância tem crescido e ultimamente faculdades e universidades estão ofertando cursos de graduação em gerenciamento de projetos.
Oplanejamento de um produto envolve desde a pesquisa de mercado consumidor, o desenvolvimento do produto, o planejamento comercial e da e a tecnologia que vai ser usada na produção e inclusive o seu lançamento. Para fazer esse planejamento, a empresa deve mobilizar várias áreas, indo desde o Marketing até as áreas da produção que irão estudar a fabricação e as utilidades.
A essa mobilização de diversossetores, da se o nome de Planejamento Estratégico de Produtos, no qual se necessita de gestores interfuncionais, e para que a empresa consiga desenvolver seu produto, necessita-se de interação entre elas com uma grande quantidade de informação, de modo a resultar em recursos para operacionalizar a estratégia da organização. Portanto, para se obter um desenvolvimento eficiente do produto, deve-seter dentro da empresa processamento de informações para interação entre os setores. Consequentemente, as técnicas usadas na produção do produto estão relacionadas com o desenvolvimento do mesmo e a comunicação da empresa entre ela própria e entre os consumidores.
2
3 Projeto de produto
O projeto de um produto pode seguir várias metodologias. Uma análise completa de sobre a melhor forma deprojetar um produto utilizaria métodos desde BOMFIM (1995), passaria por LÖBACH (2000) e iria além de BACK (2008).
Para isto, decidiu-se tomar como base o método de BAXTER (1998), que prioriza as questões mercadológicas, exaltando a inovação como ingrediente essencial para o sucesso. O planejamento envolve a identificação de uma oportunidade, pesquisa de marketing, análise de produtos concorrentes,porposta de novo produto, elaboração das especificações de oportunidade e especificação do projeto.
Segundo (BAXTER, 1998), é necessária a geração do maior número de conceitos possíveis, elaborando e selecionando o mais adequado ao projeto.
Estabelece, inicialmente, a função do produto. A partir dela giram perguntas sobre como incrementar definições minunciosas sobre ele. Assim, forma-se a matrizpara a geração de conceitos.
Neste ponto é possível analisar o ciclo de vida do produto, etapa importante do ponto de vista ambiental. Todo o procedimento, desde a entrada da matéria prima até o retorno a fábrica é avaliado. Adiciona-se a questão logística, a fim de otimizar a produção e trazer soluções.
Com as funções do produto bem estabelicidas, discute-se a morfologia e a semiótica doproduto, sintetizando como o produto deve ser apresentado e visto pelo consumidor, fazendo parte do planejamento de marketing do produto.
Pode-se a partir disso, elaborar conceitos mais firmes para o que é o produto. Misturam-se os melhores conceitos, mesclando aspectos positivos e negativos, criando uma idéia final sobre o que é o produto. Para isso, utiliza-se a análise de valor, criando valores deuso, estima e troca para o produto.
Essa etapa de definição do conceito é longa e aborda várias perguntas, mas de forma geral, ela pode ser representada pelo esquema abaixo:


Figura 1: Esquema da metodologia de Back

O esquema demonstra as perguntas feitas para poder elaborar os conceitos iniciais e finalizar a etapa de conceitual. E dá sequência expondo a etapa de adição de detalhes, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto do produto
  • Projeto do Produto
  • Projeto de um produto
  • Projeto do Produto
  • Projeto do produto
  • Projeto do produto
  • Projeto de Produto
  • Projeto de Produto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!