projeto de pesquisa
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO ALEXANDRE BARBOSA DE LUCENA LEAL (COORDENADOR) falecom@alexandreleal.com Telefone: 9678-8649
PRIVACIDADE E RISCO: A UTILIZAÇÃO DA INTERNET POR ADOLESCENTES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB
CAMPINA GRANDE – PB
2013
RESUMO
O final do século XX foi marcado pela Terceira Revolução Científica Tecnológica, caracterizando o início do século XXI pelo uso intenso da tecnologia da informação em todas as esferas da sociedade. Neste contexto, a origem de uma rede mundial de computadores em escala global tem modificado drasticamente os meios convencionais de comunicação e de transmissão de informações.
Ao mesmo tempo, também se anuncia o nascimento de uma nova era, a “era digital”. A revolução digital possibilita o envio de texto, imagem e som, de forma bastante rápida, em tempo real, processo que tem a internet como marca registrada configurando-se como a última fronteira da comunicação, uma cultura de massa que permite “igualar” distintas culturas.
Nessa esteira, a internet também proporciona um encontro do mundo real com o virtual, uma interação que é por vezes enganosa, uma vez que, os internautas tem a autonomia de aumentar a sua percepção de mundo real, projetar desejos, desenvolver a sua personalidade e principalmente, a liberdade de expressão. De fato, são indiscutíveis as possibilidades e vantagens que oferecem o uso desta ferramenta informacional, em todos os âmbitos da vida social, econômica e cultura. Contudo, não se devem ignorar os perigos e riscos advindos para uma camada da população, especialmente aqueles grupos influenciáveis e vulneráveis como são as crianças e adolescentes.
Assim, neste contexto de “explosão da internet” muitos aderiram a esta nova forma de entretenimento, de compras, de ludicidade e de “convívio” social, sobretudo crianças e adolescentes.