projeto de pesquisa

Páginas: 16 (3999 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
1-Identificação
1.1-Título: O papel do assistente social junto às famílias nas instituições educacionais.
1.2- Área de conhecimento: Educação
1.3- Palavras -chave: prática profissional, educação e família.
1.4 - Instituição profissional: Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes- Departamento Multiprofissional- Coordenação de Serviço Social e Serviço de Assistência São JoséOperário.
1.5-Local de realização do projeto: Escolas e Creches da rede Municipal e Serviço de Assistência São José Operário na cidade de Campos dos Goytacazes.
1.6-Coordenador do projeto: Isabela Sarmet de Azevedo.
1.7-Equipe participante: Luiz Alberto, Monique, Sarah e Viviane.
1.8-Prazos para realização: De Setembro à Dezembro de 2013.

2-Resumo
O presente projeto de pesquisa possui comotemática principal, a prática do Assistente Social junto às famílias de instituições educacionais públicas do município de Campos dos Goytacazes, em busca da aproximação da realidade educacional, verificação de parcerias existentes entre instituição educacional, família e corpo discente. Tendo em vista os objetivos pretendidos, utilizaremos como método de coleta de dados, inicialmente, aobservação simples, e posteriormente entrevista com perguntas abertas e fechadas. Abordaremos alguns familiares do grupo discente e assistentes sociais. O projeto será desenvolvido nas Escolas e Creches da rede pública municipal da cidade de Campos dos Goytacazes e no Serviço de Assistência São José Operário. O projeto basear-se-á nos seguintes autores:ALVES(2010);GOUVÊA(2005);IAMAMOTO(2001);MARTINELLI(1995);MOTA(2003);OLVEIRA(2010);PESSANHA(2011);PIANA(2009);REIS(2001);RIOS(1999);SANTOS(2012)& SILVA(2006).
3-Problematização
3.1-Revisão de literatura
O contexto social em que a profissão emerge é regido por imensos conflitos de classe e contradições advindas do enfrentamento do capital trabalho, fruto de grandes desigualdades nas relações sociais, o que gerou a chamada questão social. Nessecontexto o serviço social foi chamado a atuar nesse enfrentamento da desigualdade social, pois desenvolveu uma característica pratica-operativo de cunho intervencionista.
O período entre a década de 1980 e 1990(REIS, 2001, p.388) foi determinante para o serviço social, pois há um fortalecimento da profissão através do projeto profissional e suas diretrizes norteadoras: o Código de Ética Profissional doassistente social, Lei de Regulamentação da Profissão, a proposta de Diretrizes gerais para o curso de serviço social, que expressam o projeto ético político.
Tanto nas realizações das pesquisas, na prática profissional e no que é de sua competência, o projeto ético político da profissão garante que a ética seja o valor central e que, através da subjetividade nela existente, se veja a relaçãosocial existente com a política e com objetividade não se permita que fatores moralistas históricos a ultrapassem.
Um dos maiores desafios da profissão é a articulação entre a prática profissional e a realidade, pois há um distanciamento entre teoria, prática e a construção de estratégias técnico-operativas para o exercício da profissão.
Uma forma de trazer a intervenção profissional para arealidade é produzir conhecimento e, através da pesquisa, análises precisas das condições subjetivas e objetivas da realidade, além de ações políticas decorrentes dos compromissos firmados. Quando a pesquisa é qualificada e capacitada, ela se torna uma possibilidade de respostas mais efetivas no trato social condizente com os princípios norteadores da profissão, pois, através de pesquisas quantitativase qualitativas, encontramos, com base em dados e conhecimento, a plenitude que busca a profissão.
Diante disto, o tema pesquisado visa um aprofundamento com a dialética existente entre serviço social, família e educação, através do estudo do papel do assistente social junto às famílias no campo educacional.
Pode-se afirmar que o papel fundamental da Educação é o acesso ao conhecimento para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de Pesquisa( Projeto de Pesquisa)
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Pesquisa-projeto
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!