Projeto de pesquisa - o ensino de Geografia

Páginas: 17 (4143 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014




PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE








O ENSINO DE GEOGRAFIA














2012
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
O ENSINO DE GEOGRAFIA


Matriz analítica do projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Pró Saber como requisito parcial obrigatório para aprovação na disciplina Metodológica Científica.













Igaporã/BA
2012TEMA
O ensino de Geografia

DELIMITAÇÃO DO TEMA
O complexo geográfico se exprime antes de tudo na paisagem, a qual, formada una e indissoluvelmente pelos elementos naturais e pelos trabalhos dos homens, é a representação concreta do complexo geográfico. Por esta razão o estudo da paisagem constiui a essência da pesquisa geográfica. Mas é absolutamente indispensável que o geógrafo não selimite á análise do cenário, à apreensão do concreto. A paisagem não exterioriza todos os elementos constituintes do complexo. Nem sempre nela se encontrarão expressos com clareza os modos de pensar, as estruturas financeiras que são, entretanto, parcelas apreciáveis do complexo geográfico. Outro perigo: a limitação do campo de estudo geográfico à paisagem ameaça levar o pesquisador ao recursoexclusivo da descrição. Este olha, observa minuciosamente e com perfeito espírito científico, mas tende a esquecer do essencial, que é a explicação. Satisfaz-se com ser uma excelente máquina fotográfica e, nesse jogo atraente, pren­de-se menos à análise dos processos do que à sua descrição. Passa ao lado dos problemas, pois, submerso pela massa dos fa­tos observados, já não pode distingui-los comclareza. A paisagem é um ponto de partida, mas não um fim. Resulta do complexo geográfico.
A revolução nas relações entre as sociedades humanas e os meios naturais é muito recente, e diante de nossos olhos, adquire proporções inéditas. Ainda há poucos anos poder-se-ia acreditar que a habilidade dos homens seria impotente para mudar os climas, agir sobre o céu. E, entretanto, até mesmo esse limitese esboroa. Diante de tal revolução não causa espanto verificar a inversão dos termos do problema geográfico.

PROBLEMA
Para uns a geografia é confundida com narrativas de viajantes que traz de suas viagens narrativas agradáveis de ouvir-se, sobretudo se tem a habilidade de ilustrá-las com belas imagens. Para outros, talvez mais numerosos, a geografia é uma lembrança extremamente penosa de suainfância. Seu nome evoca listas indigestas de nomes de lugares ou dados numéricos, lições atrozes que somente os menos inteligentes e os mais obstinados de nossos condiscípulos chegavam a recitar razoavelmente. Os espíritos brilhantes, ao contrário, mostravam-se rebeldes. E ficamos satisfeitos quando nossos filhos recebem uma nota má porque não souberam de cor a lista das estações da Central doBrasil entre Rio e São Paulo, ou as altitudes exatas dos vulcões andinos; a fraqueza em geografia é uma espécie de teste de inteligência!
Na melhor das hipóteses, a geografia é tida como a irmã intelectual do turismo. Na pior, a geografia é uma tortura gratuita imposta às crianças e pergunta-se como seres sensatos puderam tornar-se geógrafos! Se são corretos esses dois modos de ver, é claro que ageografia é inútil, quando não perigosa; é um absurdo ensiná-la, mais ainda praticá-la, e torna-se urgente fechar também os departamentos de geografia das faculdades de filosofia e instituições como o Conselho Nacional de Geografia! A menos que consigamos mostrar que a geografia contribui para o enriquecimento das mentes jovens e a sua formação. A menos também que possamos provar a sua utilidadenum mundo onde toda e qualquer ciência é também uma técnica, onde toda pesquisa leva a dar um instrumento útil à coletividade.
Comecemos fixando a posição exata da geografia moderna, diante da importância quase exclusiva que atualmente se dá à memorização no ensino. Geógrafo algum deixará de condenar esta pseudo geografia. Nada se pode aprender sem esforço de memória e sem a aquisição de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Pesquisa e Ensino da Geografia Un
  • Projeto de pesquisa em geografia
  • projetos de pesquisa e ensino
  • Projeto de Pesquisa Ensino de Física
  • A importancia de projetos pedagogicos no ensino da geografia
  • Projeto de pesquisa de metodologia no ensino superior
  • projeto de pesquisa o lúdico no ensino de química
  • O ensino de pedologia de geografia; projeto colóide va a escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!