Projeto de pesquisa d opiniao
Nos ultimos anos, diante de pressoes competitivas crescentes, os executivos foram procurando modernizar suas empresas, alguns olham com restriçoes para essas novidades, exige dos administradores soluçoes rapidas e criativas. A estruturas hierarquicas pesadas estao desaparecendo e estruturas enxutas estao surgindo nas quais crescem a autonomia dos grupos e dos individuos (hoje em dia as empresas mandam o funcionario enbora e vc passa a fazer o serviço daquela pessoa ganhando o mesmo salario). sistema tradicional de remuneraçao é baseado em cargos e funçoes. atingir um patamar minimo de estruturaçao na gestao de seus recursos humanos (pq agente trata pessoas diferentes de formas iguais).
Inflexibilidade: esse sistema tende a tratar coisas diferentes de forma homogenea ex: aux. administrativo se comparar uma empresa com outra nao tem nada a ver sao cargo e salario diferentes.
Falsa objetividade:A logica que fundamenta os sistemas tradicionais da remuneraçao ex: é uma pessoa estar fora do organograma e estar ligado direto ao chef.
Falsa objetividade e seus pressupostos fundamentais: existe uma linha de autoridade claramente definida, as atividades sao definidas por normas e procedimentos escritos, as responsabilidade e atribuiçoes individuais sao conhecidas e variam com o tempo (falso). Ocorre que as trasformaçoes que as empresas vem sofrendo as colocam cada vez mais distante ex: cada vez estamos longe das coisas que nao muda).
Metodologia desatualizada: as empresas adotam o sistema de remuneraçao por pontos. Os problemas mais citados sao: manutençao trabalhosa do sistema, dificuldade em avaliar cargos multifuncionais e vida curta das avaliaçoes.
Conservadorismo:reforça a estrutura burocratica, da relaçao hierarquica a orientaçao para o cliente ( interno e externo); da estrutura formal a informalidade; da supervisao direta para a celulas semi-autonomas.
Anacronismo (nao esta na nossa epoca): os sistemas tradicionais representam entraves