Projeto de pesquisa: a intertextualidade entre a poesia de horácio dídimo e o discurso bíblico

2825 palavras 12 páginas
1 Tema:

Intertextualidade, Horácio Dídimo, Discurso bíblico

2 Delimitação do tema:

Análise dos padrões de intertextualidade entre as poesias da obra A palavra e a PALAVRA de Horácio Dídimo e o discurso bíblico.

3 Objetivo principal:

Analisar as relações intertextuais entre a poesia e o discurso bíblico na obra A palavra e a PALAVRA.

4 Objetivos específicos:

4.1 Investigar que tipos de intertextualidades ocorrem na poesia Horaciana com base em Koch, Bentes e Cavalcante (2008).
4.2 Correlacionar os tipos de intertextualidades encontradas e as possíveis intencionalidades do poeta.
4.3 Correlacionar as relações intertextuais com o estilo do poeta.

5 Justificativa:

Em pesquisas diversas sobre a poesia concreta, observamos que não há ainda muitos estudos concentrados em sua análise, e, principalmente, nas suas relações com outros textos. Universo ainda pouco explorado, a poesia concreta de Horácio Dídimo em A palavra e A PALAVRA nos possibilita um vasto e denso território a ser estudado. Seus versos curtos, com poucas rimas, tomando formas e aspectos diferenciados, trazem ao leitor, num primeiro olhar, a vontade de decifrar algum sentido mais subjacente. Aliado sempre a um versículo bíblico, a poesia horaciana, segundo, Pe F. Sadoc de Araújo, só poderá ser entendida por quem a leia com fina sensibilidade e com alguma vivência de fé. Em se tratando do nosso tema, a intertextualidade entre a poesia concreta de Horácio Dídimo e o discurso bíblico, percebemos essa correlação no que se refere ao conteúdo temático. A cada poema apresentado, o poeta nos traz um versículo bíblico com o qual o poema mantém alguma relação de sentido. O poeta propõe uma espécie de integração entre o homem e seus conflitos, colocando no centro de sua poesia, o ser humano e suas aflições, de forma a confrontar a sua fragilidade diante da Criação. A poesia de Horácio, ao estabelecer um diálogo com os textos bíblicos, sugere uma visão metafísica,

Relacionados

  • A intertextualidade entre a poesia de horácio dídimo e o discurso bíblico
    2937 palavras | 12 páginas
  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas