Projeto de pesquisa; teoria e prática do projeto político pedagógico da escola

Páginas: 10 (2463 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo relatar Teoria e Prática do Projeto Político Pedagógico da Escola “X” onde investigamos se as referências teóricas e a prática pedagógica dos professores refletiam os pressupostos epistemológicos previstos para o trabalho da escola.
A intenção na escolha da temática em questão foi mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico nocontexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente, estruturando princípios que norteiam as práticas educativas com vistas à transformação da sociedade, pois é função da melhoria dos serviços educacionais, o que se considera importante.
Entendemos que mudar a escolar não é rápido e fácil, embora seja necessário e urgente, portanto cabe à escola,através do Projeto Político Pedagógico tornar-se um dos agentes de mudança e constituir-se num espaço democrático, garantindo ao educando o direito de usufruir da construção do seu conhecimento, oferecendo a toda comunidade escolar (professores, pais e alunos) uma interação, viabilizando uma gestão mais democrática e atuante, criando propostas alternativas para uma possível superação de problemasescolares.
Através da pesquisa buscamos mostrar os pressupostos epistemológicos da escola e se houve evidência da relação teoria/prática Para isso, analisamos a epistemologia que fundamenta o Projeto-Político Pedagógico da escola, verificamos se o suporte teórico que fundamenta a prática pedagógica dos professores era condizente com o Projeto Político-Pedagógico, consultamos a relação existenteentre a base teórica e a prática docente desses professores e ainda observamos a visão dos professores sobre seu papel no processo de construção do conhecimento e da autonomia moral e intelectual do aluno.
Observamos que existe um apoio por parte da comunidade à escola, embora ainda tudo o que tenha sido feito não seja considerado o ideal, ainda é necessário um maior comprometimento de todos.O Projeto Político Pedagógico foi fundamentado nas teorias de Piaget, Wallon e Vigotsky, na busca do aprender a aprender, a ser, a fazer e a conviver, assim o presente trabalho também foi baseado nesses teóricos.
Apesar de todo o caminho percorrido e dos avanços no sistema educacional, verificamos que a escola não acompanha as transformações que o Projeto Político Pedagógico exige. Assim,encontramos ainda muitos resquícios de uma educação tradicional, que marginalizava e excluía, pois por falta de comprometimento de alguns profissionais existe ainda um bom número de alunos com aplicação de seus métodos arcaicos, na seleção de conteúdos programáticos muitas vezes fragmentados e desvinculados da realidade dos educandos, sem despertar o devido interesse, e na postura autoritária dealguns professores que ainda se julgavam serem detentores do conhecimento.

























2. REFERENCIAL TEÓRICO
A escola é a mais importante instituição no processo de socialização da criança, cuja função é ensinar habilidades e competências que serão pilares para a sua vida. O professor deve ser visto como mediador, organizador, problematizador e provocadorde conhecimento para que os alunos possam participar da formação de uma sociedade democrática e justa, não podemos preparar para a repetição, submissão e obediência cega. “Para criar mentes autônomas é preciso aprender a pensar.” (PEDRO DEMO, 2000, p. 15).
Para Henri Wallon “O indivíduo é social não como resultados de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”
Aescola deve oportunizar aos alunos a visão de mundo, como algo possível de transformações, sujeito de aperfeiçoamento e desenvolvimento da capacidade de pensar. Preocupados com a tarefa de educar e refletindo sobre essas questões não nos restringimos à moralidade, saímos do universo unicamente teórico, visando formar alunos sensíveis, criativos, intuitivos, críticos e éticos, prontos a buscarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • .4 A prática do projeto político pedagógico no cotidiano da escola
  • O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
  • projeto politico pedagogico da escola
  • O projeto político-pedagógico da escola
  • O projeto politico pedagogico na escola
  • A escola e o projeto político pedagógico
  • Projeto Politico- pedagógico da escola
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!