projeto de pesquisa sobre resíduo de serviço de saúde

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
SUMÁRIO


1. Introdução.................................................................................................3
2. Metodologia...............................................................................................6
3. Resultados Esperados..............................................................................6
4. Referências..............................................................................................8


























1. INTRODUÇÃO:

A questão dos resíduos sólidos hoje vem sendo muito debatida e de grande importância para as questões sociais, econômicas e ambientais do país. Os resíduos sólidos hospitalares apresentam uma periculosidade devido o seu potencial de transmissão de doenças e riscos a saúdepublica, por isso devem receber uma atenção especial e cuidados especiais desde o seu acondicionamento até a disposição final a fim de minimizar ou eliminar riscos ao meio ambiente e saúde pública.
Primeiramente após um levantamento bibliográfico referente ao problema de pesquisa encontrado, se teve contato com as ideias de alguns autores que pesquisam nesta linha de pensamento.
SegundoFerreira (1995), “os resíduos sólidos hospitalares são classificados em lixo comum que são papel, resto de jardim, resto de comida, resíduos infectantes ou de riscos biológicos que são gases, sangue, curativos e agulhas e os resíduos especiais que são os químicos, radioativos e farmacêuticos’. Analisando essa visão do lixo hospitalar, podemos levar em consideração alguns pontos importantes no seugerenciamento, pois cada classificação apresentada na ideia do autor deve receber um tratamento e disposição diferenciada, visando às questões ambientais, sociais e econômicas da população que estará envolvida nesse processo de gerenciamento e disposição adequada.
Na concepção de Garcia e Ramos (2004, p.745).
[...] Entretanto, resíduos de natureza semelhante são produzidos por geradores bastantevariados, incluindo farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, assistência domiciliar, necrotérios, instituições de cuidado para idosos, hemocentros, laboratórios clínicos e de pesquisa, instituições de ensino na área da saúde, entre outros.

Essa discussão sobre o gerenciamento de resíduos sólidos hospitalares apresenta uma diversificada área de estudos sobre todos os possíveis geradoresdesse material que trás sérios riscos a humanidade em vários aspectos ambientais, sociais e econômicos. Todos esses resíduos gerados devem receber uma atenção especial dos seus geradores a fim de isentar ou minimizar os problemas ocasionados por descartes incorretos e pode causar danos irreversíveis a saúde humana ou meio ambiente.
A quantidade de resíduos produzida por cada local interferediretamente no cuidado com o material que é disposto. Esse pensamento pode ser observado nas palavras de Garcia e Ramos (2004, p. 745)

[...] Os grandes geradores possuem maior consciência a respeito do planejamento adequado e necessário para o gerenciamento os resíduos de serviços de saúde. Contudo, os pequenos geradores muitas vezes não possuem essa consciência e os conhecimentos necessários.Muitas vezes também lhes falta infra-estrutura para realizar adequadamente o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.

Essa conscientização maior das grandes clinica e hospitais não isentam os pequenos de tomarem as devidas providencias visando cuidados com o resíduos gerado, embora essas pequenas clinicas produzam menos resíduos, elas devem apresentar os seus devidos cuidados dentro dassuas possibilidades de investimentos e infra estrutura no tratamento e disposição correta dos resíduos que apresentam periculosidade tão grande quanto as clinicas e hospitais de grande porte.
Visando um gerenciamento de forma eficiente Corrêa (2000), “apresenta as etapas que devem ser seguidas no procedimento, geração, segregação, acondicionamento, coleta e armazenamento, tratamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislação sobre Gerenciamento e Descarte de Resíduos de Serviços de Saúde
  • Projeto de pesquisa serviço de voz sobre ip
  • Gerenciamento de Resíduos a Serviço da Saúde
  • Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde
  • Gestão de resíduos de serviços de saúde
  • Resíduos dos serviços de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
  • Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!