Projeto de pesquisa relação família escola

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

A pesquisa propõe investigar a importância da relação familiar e escola, cujo o objetivo principal e compreender tal relação na sua totalidade e unicidade, valorizando a dimensão afetiva na construção do conhecimento.
O trabalho conta com os seguintes objetivos: específicos: identificar fatores que interferem na relação pais e escola, conhecer as expectativas dos pais da EscolaMunicipal Professora Irene Santos Viana, em relação ao papel que ela exerce na formação dos seus filhos, entender como aconteci a interação entre a família e a escola.
Determinando-se pela problemática, de que forma os pais atuam na vida escolar dos filhos na Escola Municipal Professora Irene Santos Viana? O estudo seque sua linha de considerações propondo-se contribuir com a educação em seumais elevado grau.
É sabido que os fundamentos teóricos metodológico da relação familiar escola centralizam-se numa concepção de educação e qualidade para todos, no respeito á diversidade dessas instituições.
Segundo o próprio Piaget:
“uma ligação estreita e continuada entre professores e os pais leva pois a muitas coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando emajuda reciproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades (1972/2000, p.50).

PROBLEMÁTICA

A relação família e escola é uma questão que vem ganhando espaço nos debates emcurso de pedagogia e psicologia nas ultimas décadas.
De acordo com Paro (2000, p.16), o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois, para ele, a escola não “assimilou quase nada da psicologia de educação e da didática utilizando métodos de ensino muitos próximos e idênticos ao senso-comum predominantes nas relações familiares”. Nas palavras de Paro, “pareci haver, por umlado, uma incapacidade de compreensão por parte dos pais da quilo que é transmitido na escola; por outro lado uma falta de habilidade dos professores para promoverem essa comunicação” (p.68).
No processo educativo é relevante se estudar as relações entre pais e escola, pois o professor tem a necessidade de considerar o aluno como ser global, ou seja, ele é, na escola também primo, irmão, filho,amigo, etc.
Para Noqueira Romanelli e Zago é importante o papel da família no desempenho escolar dos filhos, e ainda concluem que há uma relação interdependente entre as condições sociais da origem das famílias e a maneira em que se relacionam com as escolas, além do fato de que transformações visíveis pelas quais ultimamente tanto as escola, quanto as famílias, na quilo que se diz respeito as suasestruturas e dinâmicas internas são reveladores de uma tendência crescente de conexão entre os territórios: família e escola.
Por isso a relação pais e escola é de suma importância, uma vez que ambos um único objetivo que é a aprendizagem integral dos educandos.
Para Piaget, a relação entre família escola resulta interesses em comum, buscando melhorar os métodos através dessa relação estreitae continuada, e completa afirmando que “...Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se ate mesmo a uma divisão de responsabilidade...” (1972/2000, p.50).
No entanto é necessário verificar os fatores que implicam tal relação: Pois esta é uma relação permeada pelos mais diversosfatores: o sofrimento dos pais por afastarem seus filhos de si mesmo; o desejo de que a escola lhes ofereça o melhor em todos os aspectos; a necessidade da garantia dos melhores cuidados para com as crianças; os ciúmes que sentem os pais; ao dividirem os filhos com o professor; o medo do fracasso escolar, as projeções do próprio fracasso compensados através dos filhos; o pouco interesse pela vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de pesquisa
  • projeto de pesquisa a importância relação família escola
  • Projeto relação familia escola
  • Projeto Pedagogico A relação Familia E Escola
  • Relação escola-familia
  • Relaçao familia-escola
  • Relação escola-família
  • A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!