PROJETO DE PESQUISA REFORÇO ESCOLAR

Páginas: 7 (1729 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
1-TEMA
O referido projeto de pesquisa tem como tema: “REFORÇO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM”

2-INTRODUÇÃO

Tendo em vista a existência de déficits de aprendizagem em alguns alunos que não conseguem assimilar totalmente o conteúdo ministrado em sala de aula de forma clara e objetiva, faz-se necessário o acompanhamento pedagógico efamiliar em outros momentos extraclasse para contornar um problema que quando não acompanhado pode tornar-se futuramente em uma frustração na vida pessoal e profissional do educando.
O educador ao constatar essa realidade e perceber quais alunos sofrem dessa dificuldade deve compreender que cada estudante por possuir um determinado perfil e personalidade, deve ser assistido de formadiferenciada. É fundamental levar em consideração suas emoções, o seu ritmo de aprendizado, sua vida familiar e suas perspectivas em relação às suas vidas.
O educador ou profissional responsável que esteja acompanhando esse aluno deverão entender o que impede o mesmo de não possuir a capacidade plena de processar as informações transmitidas a ele e evitar que esse estudante possa se sentirinferior por não conseguir acompanhar o ritmo da maior parte da turma. Esse acompanhamento deve ser definido através de um prévio planejamento, onde precisarão ser definidas metas específicas e escolhas de meios que criem uma maior interação desses alunos com a sala de aula e, sobretudo a união entre escola, pais e a comunidade, já que todas são partes do processo de construção sócio-cultural doseducandos.
O reforço escolar surge como uma alternativa importante e indispensável para que esse aluno venha a ter um maior desenvolvimento em sua aprendizagem, pois através desse estímulo extra, será possível o estudante desenvolver um conjunto de habilidades bastante amplas e que despertem no mesmo o interesse pelo novo, mas que também seja parte do seu cotidiano.
Dessamaneira o aluno dará um maior sentido ao aprendizado fazendo com que essas atividades ocorram de forma continuada, afinal mesmo que ele esteja em outros ambientes que a primeira vista não possua a menor conexão com a escola ele irá aprender a fazer essa correlação, pois quando um conhecimento faz sentido em sua vida existe essa comparação com o que ele viu no ambiente escolar.
Diantedessa abordagem preliminar sobre a importância do reforço escolar como importante aliada na busca de resultados satisfatórios na construção do conhecimento, esse projeto de pesquisa terá como proposta principal avaliar o uso do reforço escolar como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem em crianças e adolescente de idades entre 7 a 15 anos e que são assistidos pela OrganizaçãoNão-governamental Associação Sebastião Gabriel, que atua na área de educação no bairro Parque Genibaú em Fortaleza.
Após ter verificado toda a problemática envolvida na delimitação do tema proposto, surgiram alguns questionamentos importantes que nortearão o desenvolvimento do referido projeto de pesquisa e são os seguintes:
De que maneira o educador pode ser um facilitadorpara que o aluno tenha êxito no processo de aprendizagem?
Como a escola está proporcionando um ambiente favorável à educação?
Até que ponto a formação do educador pode auxiliar no desenvolvimento do educando?

3-JUSTIFICATIVA

A justificativa principal para elaboração desse projeto de pesquisa é tentar compreender como o reforço escolar pode servir paraquebrar barreiras que impedem determinados alunos de aprender os conteúdos ministrados em classe e os motivos pelos quais os mesmos acabam por vezes se sentindo inferiores aos demais estudantes a tal ponto de experimentarem um processo de frustração e desestímulo em relação aos estudos. Sobre esse processo de estruturação psicológica do conhecimento pelo aluno o pedagogo Zabala, afirma que:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Reforço Escolar
  • Projeto reforço escolar
  • Projeto reforço escolar
  • projeto de reforço escolar
  • projeto reforço escolar
  • Projeto reforço escolar
  • Projeto de reforço escolar
  • projeto de reforço escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!