Projeto De Pesquisa Kesi Vital

1867 palavras 8 páginas
1 TEMA

A Leitura na Educação Infantil.

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

A leitura é um meio pelo qual qualquer indivíduo tem acesso ao conhecimento, por meio dela conseguimos resultados positivos em qualquer faixa etária, diante do quadro negativo quanto à leitura, o que devemos fazer é reverter esse quadro formando, indivíduos desde as séries iniciais/infantis com novas perspectivas, e os principais agentes que podem modificar essa situação são os professores. É na escola que podemos mostrar a importância de ler.

2.1 QUESTÃO-PROBLEMA

Qual a importância do professor como incentivador da leitura na Educação Infantil?

3 HIPÓTESE

É nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve suas capacidades cognitivas e emocionais, que se estenderão por toda a vida. Na educação infantil temos, um grande desafio junto a nossas crianças; um deles, despertar o interesse pela leitura logo nos primeiros anos de vida.
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (CERDAS, 2011, p.8) “(...) O professor é um dos que mais influencia a formação de leitores, perdendo apenas para a mãe ou a mulher responsável pelos cuidados da criança.”
Diante dessa pesquisa, fica constatado a importância do professor na formação de leitores desde as series iniciais. O professor tem o desafio de despertar na criança o prazer pela leitura e que este o leve para toda uma vida o hábito de ler. Para as crianças ouvir histórias nem sempre são suficientes, é necessário que ela veja,sinta, toque; usar imagens de personagens, fantoches, filmes, cantigas de roda, é uma maneira atrativa aos olhos da criança.
CUNHA defende que,

A idéia de que a leitura vai fazer um bem à criança ou ao jovem leva-nos a obrigá-los a ler, como lhes impomos à colher de remédio, à injeção, à escova de dente, à escola. Assim, é comum o menino sentir-se coagido, tendo de submeter-se a uma avaliação, e sendo punido se não cumprir as regras do jogo que ele não definiu, nem entendeu. É a tortura sutil e

Relacionados

  • lord
    34822 palavras | 140 páginas
  • civilização grega
    145515 palavras | 583 páginas
  • Mitologia grega
    146035 palavras | 585 páginas
  • gesto de pessoas
    78961 palavras | 316 páginas