Projeto de Pesquisa - Gestão Escolar

Páginas: 9 (2013 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
EAD - CURSO DE PEDAGOGIA
POLO SURUBIM





Movimento e Linguagem Corporal na Educação Infantil


Amanda Matias
Daniela Merquis
Jaciane Santos
Gizelly Lima
Mércia Cristina de Lucena Severiano
Rosimere Carneiro




Surubim/PE
2014


SEMINÁRIO PRÁTICO
Movimento e Linguagem Corporal na Educação Infantil




Atividade apresentadaà disciplina Linguagem Corporal na Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da EAD/UFRPE, como requisito parcial da I VA.

Professora Tutora:
Professora Executora: Renata Araújo








Surubim/PE
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 REFERÊNCIAS
















INTRODUÇÃO

Movimentar o corpoproporciona para o aluno entusiasmo e motivação dentro do convívio escolar, o movimento ajuda a trabalhar diferentes conceitos, como a cooperação, solidariedade e autonomia, auxiliando sem duvida a construção de aprendizados significativos na Educação Infantil. Conforme o desenvolvimento avança, a relação da criança com o meio facilita a discriminação das formas de se comunicar, sendo que o andar e afala desencadeiam um salto qualitativo no desenvolvimento da pequena infância, possibilitando uma maior autonomia e independência na investigação do espaço e dos objetos que nele se encontram. Sendo o movimento a primeira forma de comunicação da criança, é através de seus gestos e expressões que descobrimos sua linguagem, suas possibilidades e dificuldades, atribuindo assim, uma interação entreprofessor e aluno.












REFERENCIAL TEÓRICO
 A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional Lei nº. 9.394 sancionada em 20 de dezembro de 1996 (LDB) estabelece de forma incisiva o vínculo entre o atendimento à criança de zero a seis anos a educação. (BRASIL, 1996) E que nos diz em seus artigos:
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa tem como finalidade o desenvolvimentointegral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos,
intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I – Creches, ou entidades equivalentes, para criança de até três anos de idade;
II – Pré-escolas para as crianças de quatro a seis anos de idade.
Art. 31. Na educação infantil a avaliaçãofar-se-à mediante acompanhamento e
registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso
ao ensino fundamental. (BRASIL, 1996, p. 56)
Sendo assim, a Educação Infantil é escola da “pequena infância” ao propiciar um meio favorável ao desenvolvimento infantil nos seus diversos domínios a afetividade, a cognição e o movimento, realiza a mediação entre a criança e oconhecimento culturalmente construído e traduzido em diferentes linguagens: oral, corporal, musical, gráfico-pictórica e plástica. Ao mesmo tempo, desenvolve na criança habilidades para a expressão e comunicação. Quando se ensina a criança a cantar, a desenhar, a dançar, a contar um fato, a comparar as formas de objetos, a manipular o lápis e/ou o pincel, a expressar sentimentos, a apreciar uma imagem,a diferenciar ritmos e letras, está se proporcionando à apropriação de ferramentas que permitirão que ela se relacione com o meio de maneira cada vez mais elaborada como afirmam Bassedas, Huguet e Solé(1999): Na educação infantil, não se propõe os mesmos objetivos em todas as linguagens: em algumas, o objetivo será incentivar e otimizar aprendizagens já iniciadas;em outras, poder-se-á iniciar pelaprimeira vez ou de uma maneira diferente da que a criança já estava acostumada. É, portanto, imprescindível fazer um esforço na creche e na pré-escola para trabalhar tudo o que ajude a criança a dispor de ferramentas que lhe permitam começar a tornar-se um indivíduo da sociedade. (Bassedas, Huguet e Sole, 1999, p. 75-76).
A estimulação das potencialidades criativas e expressivas do ser por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Pesquisa em Gestão Escolar
  • Projeto de pesquisa Inclusão escolar
  • projeto de pesquisa repetência escolar
  • Tarefas de pesquisa gestao escolar
  • PROJETO DE PESQUISA REFORÇO ESCOLAR
  • Pesquisa em gestão escolar
  • projeto de gestão escolar
  • Projeto de Estágio Gestão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!