projeto de pesquisa em serviço social

Páginas: 10 (2367 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que elevam o índice de pobreza das famílias de baixa renda da periferia do Município de Goianésia Goiás, através de estudosbibliográficos e pesquisa de campo para levantamento de dados sobre esta população. Os assistentes sociais acreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmistificar o serviço social, como agente de câmbio, entendendo que quem toma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência querepresentam.
Pretende-se ainda gerar reflexão e conscientização entre as autoridades, profissionais liberais, instituições filantrópicas e outros, a fim de que os necessitados sejam atendidos de uma forma digna e humana. Os assistentes sociais acreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmistificar o serviço social, como agente de câmbio,entendendo que quem toma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência que representam. Busca vincular o homem á compreensão de seu lugar no mundo, mostra para esse homem o seu valor histórico e encarar o problema social de forma única e pessoal enfatiza a individualização tem o objetivo de ajustar, integrar e acomodar ohomem à sociedade.













2 OBJETO DE PESQUISA

Quais os fatores que elevam o índice de pobreza das famílias de baixa renda do Município de Goianésia Goiás.


3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a partir de critérios socioeconômicos quais os fatores que impulsionam as famílias de Goianésia a se manterem em situação de pobreza.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

•Levantar informações sobre as famílias de baixa renda, possibilitando identificar qual o fator relevante para esta realidade;
• Formular dados sobre o estudo da realidade das famílias para o entendimento das demandas;
• Relatar as informações encontradas na pesquisa, levando em conta quais os fatores encontrados que agravam a situação de vulnerabilidade das famílias em estudo.

4 JUSTIFICATIVANo nosso país existem famílias com diversas situações socioeconômicas que induzem à violação dos direitos dos seus membros, como a de suas crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência e outros. Percebe-se que estas situações crescem por causa do desemprego; pela falta de estudo e oportunidades de capacitações, que atualmente são muito exigidas no mercado de trabalho, obtendoessas famílias uma baixa renda para subsidiar suas necessidades básicas. A análise econômica das condições de vida das famílias abaixo da linha de Pobreza da periferia do município de Goianésia, pautou-se num primeiro plano, pelo agrupamento e análise de algumas informações contidas em estudos já realizados sobre este tema, principalmente, a partir de relatos obtidos em entrevistas realizadas juntoà referida população periférica, realizada nas dependências do CRAS-Goianésia. Atualmente a situação é grave, tornando-se um quadro crônico de miséria. Propende-se demonstrar a partir desta linha de pesquisa a necessidades do conhecimento sobre a atual situação destas famílias afetadas nesta realidade socioeconômica.
A partir desse quadro de estudo, abarca-se melhor em que grau de complexidade seencontra a cidade de Goianésia, e assim compreender de que forma direcionar, para desenvolvimento de projetos sociais na melhoria da qualidade de vida dessas famílias vulnerabilizadas. O enfrentamento do problema é o grande desafio para qualquer sociedade. Com o crescimento em diversos setores, atualmente existe diversas famílias neste município vivendo em condições precárias e desumanas, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Pesquisa em Serviço Social
  • Projeto de Pesquisa Serviço Social
  • Projetos de pesquisa em serviço social
  • Projeto de pesquisa em serviço social
  • Projetos de Pesquisa em Serviço Social
  • Serviço social Projeto de pesquisa
  • - Projeto de Pesquisa em Serviço social
  • Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!