Projeto de pesquis enamara-pai

1911 palavras 8 páginas
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NUCLEO UNIVERSITÁRIO DE ORIXIMINÁ
BIOLOGIA COM ÊNFASE EM CONSERVAÇÃO DE ÁGUAS INTERIORES

PROGRAMA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR - PAI
PIBIC JR

Avaliação da qualidade da água de consumo humano e condições de saneamento nos bairros de Nossa Senhora de Fátima e São Pedro no município de Oriximiná-Pará.

Enamara Oliveira Brito, Adriana Graça Dutra, Adriana Moraes Pereira, Alaelson Anjos dos Passos, Alcimário Gemaque Bentes Filho, Filipe da Silva Corrêa, Jéssica Maciel Monteiro.

Orientadora: Professora Karla Tereza Silva Ribeiro

Co-orientadora: Stela Souza Santos

Oriximiná/PA
2008

Sumário

1. Introdução 3

2. Justificativa 4

3. Objetivo Geral 4

4. Objetivos Específicos 4

5. Metodologia 5

6. Cronograma 5

7. Aspecto ético 5

8. Orçamento e Financiamento 6

Bibliografia 7

ANEXOS 9

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 10

Questionário de Visitação Orientada aos Domicílios dos Moradores 11

Introdução

A água tem influência direta na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento do ser humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “todas as pessoas, em quaisquer estágios de desenvolvimento e condições socioeconômicas têm o direito de ter acesso a um suprimento adequado de água potável e seguro. Uma grande parcela da população das áreas urbana e rural, assim como, os habitantes das margens de cursos d’água não tem acesso à água potável, estando suscetíveis a contrair doenças transmitidas pelo uso da água de má qualidade. Do ponto de vista qualitativo, a contaminação das águas naturais por esgoto doméstico e industrial, além das atividades agro-pecuárias, representa um dos principais riscos à saúde pública, sendo amplamente reconhecida a estreita relação entre qualidade de água e inúmeras enfermidades que acometem as populações, especialmente aquelas não atendidas pelos serviços de saneamento. São as doenças de veiculação

Relacionados