Projeto de pesquia iniciação moroz. m.; gianfaldoni. m. h. t. a. brasília: plano, 2002.

2744 palavras 11 páginas
MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
Resenhado
Josefina Lamontagne Latties A autora Mônica Castagna Molina é Doutora em Desenvolvimento Sustentável, Coordenadora Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera, e Professora pesquisadora da Universidade de Brasília.
O livro “Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão”, é uma coletânea de textos apresentando as principais reflexões ocorridas nos debates ocorridos durante o I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. No texto intitulado “Elementos para uma política pública de Educação no Campo”, do autor Antonio Munarim, traz a síntese da discussão feita na XXVIII Reunião Anual da ANPed, em Caxambu no ano de 2005. Nesta reunião propôs-se novos caminhos a serem seguidos para a Educação no Campo, criando a Coordenação-Geral de Educação do Campo, considerada como um grande ponto de partida para a construção de uma política pública concreta para o campo, visto que, até então, não havia políticas efetivas para a população do campo, convivendo com amarras burocráticas, baixo orçamento, normas e leis autoritárias e excludentes e falta de profissionais que atende-se os aspectos formativos e quantitativos.
Vale ressaltar, que este grupo social vive um dilema que consiste em buscar uma educação pública de qualidade garantida pelo Estado, que atenda suas necessidades e onde suas peculiaridades tenham relevância no currículo escolar. Vive-se um momento histórico crucial para a construção de políticas públicas para educação do campo. Desta forma, deve-se levar em consideração alguns fatores, como a luta pela hegemonia nas organizações populares, as barreiras internas estruturais do MEC e toda a burocracia governamental e estatal. Assim sendo, essa tarefa de construção de políticas públicas para a educação do campo necessita de muito mais esforço e atenção por parte da sociedade

Relacionados