Projeto de Negócios

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014







TRABALHO DA DISCIPLINA PROJETO DE NEGÓCIO
KAMILLA RONCONI

PROFESSOR SOLICITANTE: GILMAR PIMENTEL
PROJETO DE NEGÓCIO
CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA
CENTRO TÉCNICO LUSÍADAS






CARIACICA
2012
O que é Projeto de Negócio?
É um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num Negócio. No Plano de Negócios estarãoregistrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio. Além de ser um ótimo instrumento de apresentação do negócio para o empreendedor que procura sócio ou um investidor.
O Projeto de Negócios também é um importante instrumento de ajuda ao empresário para enfrentarobstáculos e mudanças de rumos na economia ou no ramo em que atua. Por isso, ele tem caráter dinâmico e à medida que ocorram mudanças do cenário do mercado, da economia, da tecnologia ou das ações dos competidores, o Projeto de Negócios deve ser revisto.
Em geral, é importante fazer uma revisão semestral do plano, mas, dependendo do tipo de negócio e da situação do mercado, pode ser feita em períodosmaiores ou menores. Um bom plano é uma peça indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

O Projeto de Negócios é um documento confidencial. Deve ser distribuído somente àqueles que têm necessidade de vê-lo, tais como a equipe gerencial, conselheiros profissionais e fontes potenciais de recursos.

Para que serve o Projeto de Negócio?
1. Examina a viabilidade do empreendimento nos aspectosmercadológico, financeiro e operacional.
O PN permite desenvolver idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadológico, o financeiro e o operacional.
2. Integra o Planejamento Estratégico
O PN é uma ferramentapela qual o empresário pode avaliar o desempenho atual da empresa ao longo do tempo. Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para se verificar o quanto a empresa está se mantendo dentro do orçamento. A esse respeito, o Projeto pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico.3. É ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos
A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o seu plano de negócio – que é fundamental para fazer o empreendedor ser levado a sério. O plano pode ser usado como uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos bancos e acesso a linhas de financiamento.Estruturas do Projeto de Negócio.
O Projeto de Negócio é composto de oito seções:
Sumário Executivo – É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.
Descrição da Empresa – Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização,objetivos, estratégias e missão. De uma a duas páginas.
Produtos e Serviços – Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.
Estrutura Organizacional – Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.
Plano de Marketing– Aqui será descrito o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. De cinco a seis páginas.
Plano Operacional – Descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão. De três a quatro páginas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de negócio
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negócio
  • Projeto de negocio
  • Projeto de negócios
  • Relatório de Participação Projeto Negocio a Negocio
  • Projeto Plano de Negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!