projeto de mono

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



ANÁLISE E BENEFÍCIOS PARA O NÍVEL DA QUALIDADE DE VIDA EM PARAATLETAS E DEFICIENTES PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E EXERCÍCIOS FISICOS PARA REABILITAÇÃO, NO PROJETO PARADESPORTIVO DE SERGIPE (UFS).


1. INTRODUÇÃO
1.1. APRESENTAÇÃO DO TEMA
O paradesporto ou desportoadaptado há muito tempo contribui também como meio de reabilitação para pessoas com deficiência, exigindo adaptações nas regras, espaços e material utilizado para a pratica do desporto permitindo a participação de deficientes nessas práticas esportivas. Ferreira (2010). Em geral a pratica de atividades físicas vem aumentando e tem cada vez mais importância para as pessoas que buscam manter ou melhorara qualidade de vida, para as pessoas portadoras de deficiência estimula e oferece possibilidades de melhor saúde física e psicológica. Gorla et al., (2007). A atividade física, em vários níveis, auxilia portadores de deficiência não apenas em garantir maior mobilidade, mas também na construção ou reconstrução da autoestima, e equilíbrio emocional. Até mesmo deficientes físicos com mobilidademuito comprometida podem praticar esportes, mas com o auxilio e orientação de profissionais qualificados para isso. Uma alimentação adequada também é importante para o bom desempenho de exercícios e atividades, na manutenção da saúde.
No caso de deficientes essa nutrição deve receber maior atenção, pois, são mais suscetíveis a desenvolver problemas crônicos, degenerativos, e alterações nometabolismo, também mais facilidade de apresentar doenças cardiovasculares. Silva et al., (2004). Para Melo e Lopéz (2002), com a pratica de exercícios ou atividades físicas, o deficiente tem a oportunidade de avaliar seus limites, testar potencialidades e ainda prevenir doenças; integrar-se socialmente. Segundo Bos et al., (1992), quando se trata de aptidão física relacionada a saúde com a praticas deatividades físicas como ferramenta para melhor qualidade de vida é necessário considerar além do condicionamento físico, aspectos como, o psicológico, social, pois, é necessário integrar vários elementos que constituem o homem para assim poder proporcionar saúde e qualidade de vida. De acordo com pesquisadores como Dishman (1994), a atividade física regular é um elemento importante na prevenção dedoenças cardiovasculares, reduz o risco de câncer, diabetes, e sintomas de depressão.
A prática regular de exercícios físicos está entre as medidas não medicamentosas recomendadas para a redução da pressão arterial, entre outras medidas, redução na ingestão de sal, do peso corporal, e consumo de bebidas alcoólicas, como aponta o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. MION JR et al.,(2001). Ainda Segundo diretrizes nacionais e internacionais, auxiliar além da prevenção, também no tratamento da hipertensão arterial (HA), portanto, para indivíduos hipertensos é recomendável a pratica de exercícios aeróbicos e resistidos, concomitantemente a medicação. (Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensao, Sociedade Brasileira de Nefrologia. (2006). ChobanianAV, et al.,(2003). Como já citado anteriormente, ainda outros estudos como o de Rique, Soarez e Meirelles (2002), enfatizam que a prática de exercício físico auxilia na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Como também, diminuindo os riscos de diabetes, obesidade e hipertensão.
1.2 PROBLEMA
Quais os benefícios promovidos com a prática do paradesporto com a finalidade de rendimento, e daatividade e/ou exercícios físicos em termos de reabilitação, na qualidade de vida em deficientes físicos, participantes do Projeto Paradesportivo de Sergipe – PPD-SE; da Universidade Federal de Sergipe (UFS)?
1.3 HIPÓTESES
Estudos já demonstram que a prática de esportes ou atividades físicas, trazem benefícios para a qualidade de vida de deficientes. Ajudam tanto numa melhor condição física, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO MONO
  • Projeto de mono
  • Projeto de mono
  • Projeto Mono
  • Projeto mono
  • Projeto de Mono
  • Projeto de mono
  • Pré projeto projeto de mono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!