PROJETO DE MANEJO FLORESTAL EM REGIME SUSTENTÁVEL DE EUGENIA INVOLUCRATA (CEREJEIRA)

1121 palavras 5 páginas
ARLINDO RODRIGO VARELA
PROJETO DE MANEJO FLORESTAL EM REGIME SUSTENTÁVEL DE EUGENIA INVOLUCRATA (CEREJEIRA)
FICHAMENTO: OBRA:
LAGES, NOVEMBRO 2012
INTRODUÇÃO
Historicamente no Brasil a atividade florestal tem sido realizada principalmente para a geração de benefícios diretos, bens econômicos, em detrimento de benefícios indiretos, de natureza social e ecológica.
Na mata atlântica observa-se que a geração de bens diretos com a madeira, pela exploração florestal, foi feita de modo a se obter o máximo de produção com um mínimo de recursos financeiros, o que resultou numa diminuição considerável na área ocupada por esse bioma, e por consequência, dificultou a vida das espécies dependentes desse bioma.
O Manejo Florestal em Regime Sustentável é a condução de uma floresta explorando apenas aquilo que ela é capaz de produzir, ao longo de um determinado período de tempo, sem comprometer sua estrutura natural e o capital inicialmente investido. O objetivo maior é conduzir as atividades de forma a gerar não somente retorno econômico, mas também a preservação da floresta sem alterar suas características originais.
CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE
A cerejeira-do-mato ocorre naturalmente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, nas altitudes de 30 m a 1700 m acima do nível do mar. Geralmente, a precipitação destas regiões se encontra entre 1.000 a 2.500 mm, com chuvas uniformemente distribuídas ou periódicas e temperaturas entre 8,2 a 24,7°C. Segundo a classificação vegetal, a maioria dos autores considera como espécie secundária tardia, espécie seletiva higrófita e esciófila, que tolera baixas temperaturas, com média de geadas de 0 a 30, no máximo 81. A cerejeira-do-mato é encontrada na mata com altura entre 10 a 15 m, podendo chegar até 20 m. O crescimento é simpodial, a copa é arredondada, tronco ereto e mais ou menos cilíndrico com 30 a 40 cm de diâmetro. As folhas, com 5 a 9 cm de comprimento, são glabras (desprovida de pelos), reluzentes, de característica perenifólia

Relacionados