Projeto de Leitura

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Desenvolvimento Social
Sabemos que a sociedade é composta pelo capital humano (pessoas) e o seu relacionamento (capital social). Em nível geral, considera-se um país socialmente desenvolvido, quando a sua população é detentora de um bom nível de qualidade de vida e justiça social.
Acredita-se que todo desenvolvimento é social, pois sem pessoas e sociedade satisfeita não há base para osdesenvolvimentos econômicos  e políticos. Outros afirmam ser necessário uma evolução equitativa entre os três, como uma base de evolução para um determinado país e região.
Numa visão pragmática, o desenvolvimento social  ocorre a partir do estabelecimento de políticas que facilitam a interação de todos os setores mantenedores de um país, ou seja, só ocorre quando os setores de uma determinada sociedadesão beneficiados e respeitados.
Sem justiça social e respeito do pleno direito, um crescimento econômico pode não representar um desenvolvimento social e, se o desenvolvimento político torna-se elitista e não participativo, o país corre o iminente risco de não obter um consciente desenvolvimento social.
Os índices de desenvolvimento social são medidos e comparados entre as nações. A avaliaçãodos índices de desenvolvimento social parte do estudo sobre a proporção de pessoas que possuem suas necessidades essenciais satisfeitas, como alimentação, trabalho, escola, hospital, habitação, saneamento básico, coleta de lixo e acesso à energia elétrica. No século XXI, alguns estudiosos pretendem inserir o acesso à informação como uma necessidade também essencial.
Depois de avaliar se estasnecessidades são atendidas, avalia-se a proporção das mesmas com a de outros países em diferentes situações econômicas, sociais e políticas. Na questão da saúde, um grande desafio é o combate de epidemias, sendo o fato epidemiológico um dos grandes desafios inter-relacionado com as questões ambientais.
Porém, a questão epidemiológica também está interligada com os fatores do saneamento básico,alimentar, escolar e demais necessidades essenciais. Partindo do exemplo epidemiológico, concluímos que todas as necessidades essenciais possuem causas e consequências interligadas, por exemplo, sem escola, não haverá mão de obra especializada para o trabalho; sem trabalho, o ser humano não obtém renda para se alimentar; sem alimentação, saneamento e hospital, não há saúde.
Em torno do desenvolvimentosocial, a humanidade se vê perante grandes desafios referentes à economia, às questões ambientais, demográficas, epidemiológica e ética. Desafios presentes em todo o sistema social e suas instituições.
Desenvolvimento Social na Educação
Lutar para elevar o nível de ensino das escolas brasileiras, em especial das escolas públicas, é lutar pelo desenvolvimento do País, lutar pela desigualdadesocial.  A diferença educacional do pobre e do rico só faz aumentar a concentração de renda. Não há ascensão social sem educação de qualidade, inexistindo a possibilidade de empregos bem remunerados.
Quanto à economia, nosso decadente ensino nega os recursos humanos necessitados pelas empresas em mão de obra qualificada. A produtividade fica inibida diante do fraco treinamento dos professores paraencarar tecnologias mais avançadas no campo da produtividade. O baixo nível de escolaridade interfere, também, na competitividade internacional, quando países como o Brasil disputam a mesma parcela do mercado globalizado.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que passou a ser usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir dos anos 90. Pelo IDH, divulgado em julho corrente,o Brasil teve uma queda acentuada no ranking que mede o desenvolvimento humano no mundo. Na comparação com 175 países e 2 territórios, entre os anos 2001 e 2002, o Brasil caiu da 65ª posição para a 72ª, ficando abaixo da colocação que se encontrava no começo dos anos 90.
A queda brasileira no ranking deu-se pela piora nos dados de educação, principalmente pelo percentual de analfabetos entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto de leitura
  • Projeto de Leitura
  • Projeto de leitura
  • Projeto leitura
  • Projeto leitura
  • Projeto de leitura
  • Projeto de Leitura
  • PROJETO DE LEITURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!