Projeto de leitura-Monteiro Lobato

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
INTRODUÇÃO
Elaboramos este projeto com base em pesquisas e também no autor Monteiro Lobato. A nossa ferramenta principal foi a obra viagem ao céu, conforme desenvolvemos o estudopercebemos as inúmeras possibilidades que podíamos trabalhar com esta obra.

HISTÓRIA DE MONTEIRO LOBATO
Em 18 de abril de 1882 nasce José Renato Monteiro Lobato, e mais tarde decide modificar para JoséBento Monteiro Lobato, conhecido como Juca brincava com as irmãs mais novas Ester e Judite. Naquela época não havia tantos brinquedos eram toscos feitos de sabugos de milho, chuchu, mamão verde...Adorava os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé.
Leu tudo que havia para crianças em língua portuguesa.
Em 1900, aos 18 anos entra para a faculdade de direito por imposição do avô.Casa-se com Maria Pureza da Natividade, teve quatro filhos com ela. Sua moradia é no interior sempre escrevendo e enviando caricaturas para jornais e revistas.
Em 1911 seu avô morre e deixa-lhe a fazendade Buquira passando de promotor a fazendeiro. As dificuldades em sua fazenda o fazem vendê-la e mudar-se para São Paulo.
Na fazenda escreveu o Jeca Tatu símbolo nacional.
Compra a revista do Brasile começa a editar seus livros para adultos, iniciando com Urupês 1918.
Em 1920 Lança a menina do narizinho arrebita, seu primeiro livro para crianças.
A primeira editora nacional Monteiro Lobato &Cia. Antes de Lobato livros do Brasil eram impressos em Portugal; com ele inicia-se o movimento editorial brasileiro.
Em 1931 volta dos EUA pregando a redenção do Brasil pela exploração do ferro e dopetróleo. Começa a luta que o deixará pobre, doente e desgostoso. Havia interesse político em dize que no Brasil não havia petróleo. Foi perseguido, preso e criticado porque teimava em dizer que noBrasil havia petróleo e que era preciso explorá-lo para dar ao seu povo um padrão de vida à altura de suas necessidades.
1940 Envia a Getúlio Vargas carta acusando o Conselho Nacional de Petróleio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto monteiro lobato
  • Projeto monteiro lobato
  • Projeto Monteiro Lobato
  • Projeto monteiro lobato
  • projeto monteiro lobato
  • PROJETO MONTEIRO LOBATO
  • Projeto monteiro lobato
  • Projeto Monteiro Lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!