projeto de irrigação das varzeas de souza

Páginas: 11 (2606 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Introdução


A principal característica do processo de formação do território agrário brasileiro e a forma desigual e excludente da distribuição de terra, que tem sua origem histórica nas capitanias hereditárias e no sistema de sesmaria. Com a lei de terra de 1850, a terra passa a ser uma mercadoria e seu acesso agora se dar através do titulo de compra, apenas aquelas pessoa quedispusessem de recursos poderiam comprá-las.
A determinação do capital no acesso à terra se repete no que diz respeito à água, elemento da natureza essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade na terra. Onde esse recurso é escasso, como no caso do semi-árido brasileiro, o controle da terra e da água é determinante na manutenção da estrutura de poder. A política tem sido o meiopelo qual o estado tem reforçado essa estrutura de poder e o controle da oligarquia rural, no semi-árido nordestino, através de políticas de combate a escassez de água, com ações, como construções de grandes barragens em terras privadas. Ações como essas são conseqüência da privatização da nossa política que está a serviço dos interesses do capital, que acumulado anteriormente em outras condiçõeshistóricas, vem possibilitar o controle e a manutenção do poder nas mãos de poucos privilegiados.
O presente trabalho tem como objetivo discutir o projeto de irrigação da várzea de Souza (PIVAS), numa perspectiva mais crítica com vista na luta camponesa por terra e água neste perímetro irrigado
Este trabalho está organizado de forma que em um primeiro momento posamos discutirestruturalmente o projeto de irrigação da várzea de Souza e em um segundo momento, como conseqüência do anterior, possamos entender a luta dos camponeses para ter direito a terra e a água .
Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas com base em bibliografias consultadas (monografias, artigos, dissertações).






Histórico de Ações do Estado para Combate a Seca noNordeste

A água sempre foi escassa na região sertaneja do nordeste brasileiro, sua escassez se dar por fatores climatológicos, como baixos níveis de pluviosidade, irregularidades de suas chuvas e também pelos grandes períodos de estiagem. Diante deste cenário natural, que tinha como resultado uma verdadeira catástrofe social da qual eram vitimas e ainda são as populações destas regiões,no século passado, teve-se inicio a criação de mecanismos que pudesse combater ou minimizar as conseqüências da seca na região do semi-árido brasileiro. Para entendermos este espaço e suas contradições é necessário visitarmos a historia econômica e as políticas de combate as secas executadas pelo Estado.
As décadas de 40 e 60 marcaram a estruturação da economia nordestina pelaimplantação de políticas de desenvolvimento regional, dentro das ações estão à criação da Comissão de Açudes e Irrigação, perfuração de poços e a Comissão de Estudos Contra os Efeitos da Seca, A Inspetoria de Obras Contra a Seca (IOCS), a Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca (IFOCS). Todas estas inspetorias tinham como objetivo diminuir as conseqüências da seca. Para tal, a questão climática foiconsiderada como fator determinante dos problemas regionais, assim sendo, essas inspetorias limitou suas ações nas construções de poços e barragens, ou seja, as ações das referidas se concentraram apenas em realizar medidas paliativas e não em criar condições favoráveis para o desenvolvimento regional
Durante a realização do 1° encontro dos bispos do Brasil em campina grande em 1956, o presidentedo Brasil Juscelino Kubitscheck se compromete a repensar as ações de intervenção do estado brasileiro no Nordeste. Com isso, foi criado no mesmo ano o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), chefiado por Celso furtado, para implementação das diretrizes estabelecidas pelo GTDN foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODENO) que teve como responsabilidade criar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto irrigação
  • Projeto irrigação
  • Projeto de Irrigaçao
  • Projeto de Irrigação na Cultura do Brócolis1
  • Projeto de irrigação automatizado
  • Projeto copa edgar souza
  • Projeto Inova Paula Souza
  • Projeto de Irrigação localizada na cultura do pepinio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!