Projeto de Invertenção Mulher Politizada

2220 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O trabalho abordará os aspectos primordiais, no que diz respeito à pessoa idosa, bem como a saúde, lazer, moradia, cidadania, respeito e dignidade, dispondo de uma política atualizada relacionada às políticas públicas.
O envelhecer saudável hoje nos trará uma reflexão, pois a mesma requer revermos a política Nacional do idoso a qual tem como objetivo principal criar condições reais para promover a longevidade, com qualidade de vida, colocando em prática ações voltada, não apenas para os que estejam mais velhos, mais também para aqueles que irão envelhecer.
O Brasil é um país que cresce a passos largos. No inicio do século XX, um brasileiro vivia em média 33 anos, ao passo que hoje sua expectativa de vida ao nascer constitui 68 anos (Veras, 2003). Esse autor ressaltar também que, em nosso país, o numero de idoso passou dos dois milhões, em 1950, para seis milhões em 1975 e, 15,4 milhões, 2002, significando um aumento de 700%. Estima-se ainda para 2020, que esta população alcance os 22 milhões.
No Brasil os direitos sociais de uma maneira geral, são previstos por lei e, portanto os direitos da pessoa idosa devem ser garantidos, bem como formas de ações inovadoras e imaginativas que possam contribuir para uma atenção voltada ao idoso com bases humanísticas e ao mesmo tempo, compatíveis com a realidade sócio-econômico do País.
Na pesquisa ainda veremos que o envelhecimento populacional no Brasil vem de uma realidade nova o qual é um fato irreversível e que a política nacional da pessoa idosa como direito universal e integral conquistado pela sociedade na constituição de 1988, que foi um marco importante na trajetória de lutas pelos direitos da pessoa idosa, possibilitando mais um instrumento jurídico, para que os idosos tenham

Relacionados