PROJETO DE INTERVEN O PEDAG GICA JULIO

1045 palavras 5 páginas
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: INCLUSÃO DIGITAL
MACEDO, Julio Cesar da Silva

IDENTIFICAÇÃO:

1.1 - Professor autor: Julio Cesar da Silva Macedo
1.2 - Área: Ciências da Computação
1.3 - Escola: IEPES - Instituto de Educação profissionalizante Eurides Sant’Anna
1.4 - Nome do projeto: O uso da informática como recurso pedagógico: Inclusão digital

RESUMO:

Este projeto trata de analisar o uso da TIC como recurso pedagógico em sala de aula. Conforme observações feitas em estágio realizado em 2014, com alunos do ensino fundamental II, em forma de EJA, na Escola Instituto de Educação Profissionalizante Eurides Sant’Anna, situada no município de Lauro de Freitas - BA.
Pretende-se contribuir para a prática do uso das TICs como recursos pedagógicos a partir de hardwares e softwares educativos que desenvolvam no professor e no aluno, a necessidade do uso da TICs. Num primeiro momento tentamos identificar todos os recursos disponíveis no ambiente escolar. Notamos que 99% dos alunos possuem smartphones, alguns possuem Tablet, 80% dos alunos possuem computadores em suas residências, todos os professores possuem Notebook e a Escola possui um laboratório de informática, porém o mesmo não é utilizado por falta de profissionais capacitados. Concluímos que a utilização das TICs disponíveis, onde as atividades desenvolvidas são planejadas de forma a considerar os aspectos de aprendizagem, em todas as áreas do conhecimento, reflete positivamente no aluno. Concluímos também que seria importante que os docentes das escolas tivessem a oportunidade de discutir e vivenciar, mais profundamente, formas de utilização das TICs como recurso pedagógico.

Palavras Chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), jogos educacionais e Recursos Pedagógicos.
INTRODUÇÃO

Vivemos em uma época onde as mudanças estão acontecendo de forma muito rápida em todos os ambientes que permeiam a sociedade. Com a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas